Pré-Caju: operação realizada pela SMTT foi marcada pela tranquilidade no trânsito

Transporte e Trânsito
06/11/2023 18h02

Em mais uma edição do Pré-Caju, prévia carnavalesca realizada no último final de semana na Orla da Atalaia, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), colhe os bons resultados do plano operacional criado em apoio ao evento, caracterizado pela tranquilidade e organização no trânsito.

“O foco da operação de trânsito para esse evento, além de isolar a avenida onde foi realizada a festa, foi dar tranquilidade para as pessoas que foram ao evento e também para os que optaram por não brincar o Pré-Caju, a fim de que manter a mobilidade urbana na região da Atalaia. Os resultados foram positivos, mediante a atuação de agentes de trânsito e equipes técnicas que permaneceram de prontidão diariamente”, declara o superintendente de Transportes e Trânsito, Renato Telles.

De acordo com o diretor de Trânsito da SMTT de Aracaju, Thiago Alcântara, a organização do trânsito procedeu com êxito, cujo trabalho envolveu 46 agentes em atuação na região da Orla da Atalaia e proximidades, nos bloqueios fixos e temporários previstos para acontecer em pontos e horários estratégicos.

“Constatar que tudo ocorreu conforme o planejamento da SMTT para o Pré-Caju é muito satisfatório. Parabenizamos todos os profissionais envolvidos, em especial os agentes de trânsito, que atuaram ininterruptamente nos dias da prévia, seja no circuito ou mesmo nas imediações”, destaca.

Balanço
Conforme dados levantados pela SMTT, nenhum sinistro de trânsito grave foi registrado pelo órgão na área do evento. Quanto aos serviços disponibilizados à população nos pontos de táxi, a assistência dada aos que optaram por não utilizar transporte público e veículos próprios também fluiu com tranquilidade, com alta demanda destinada aos taxistas.

No tocante ao transporte público e disponibilização de "corujões", os serviços atenderam as demandas dos usuários.

Foliões
A opinião de quem transitou pela Orla da Atalaia e imediações está ligada aos resultados do trabalho exercido pela SMTT de Aracaju durante a prévia carnavalesca. O empresário Eduardo Argolo fala da sinalização das vias. “Se os agentes de trânsito não tivessem sinalizado as vias, tanto os aracajuanos quanto os turistas não saberiam como se locomover dentro do perímetro da festa. Logo, considero excelente o trabalho do órgão, que mobilizou todas as áreas necessárias e agregou mais tranquilidade para os condutores, que devem obedecer às leis para que o trânsito flua da melhor maneira”, reconhece.

Os elogios também vieram do professor Uelinton Brito, natural de Conceição do Almeida, na Bahia. “Quero parabenizar toda a equipe de trânsito pelo belíssimo trabalho realizado, em que turistas como eu estão sendo assessorados de forma positiva. Prova disso é que o trânsito ficou coeso e, como os agentes souberam direcionar os pedestres e condutores, as pessoas se comportaram de forma educada, fruto do trabalho desses profissionais. Vemos claramente que a cidade está preocupada com o turista e com o trânsito”, ressalta.

A produtora de eventos Adriana Sales também aprovou a operação de trânsito da SMTT. “Estão todos organizados, garantindo a educação no trânsito. Ano que vem, desejo que da mesma forma os agentes e as demais equipes estejam presentes novamente”, disse.