Semed viabiliza ações de apoio e suporte aos alunos durante prova do Saeb

Educação
08/11/2023 12h27

Visando ter uma participação efetiva dos estudantes na prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ano de 2023, iniciada na última segunda-feira, 6,  a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Básica (DEB) não estão medindo esforços para evitar a evasão durante os dias da avaliação. 

Desde o início do mês de outubro, os setores da educação municipal vem realizando ações de reforço, apoio e empenho, mobilizando não só os estudantes e os servidores das escolas, mas também os familiares, que são parceiros importantes na missão de chegar aos 100% de presença nas provas.

Com as avaliações indo até o dia 14 de novembro, sendo aplicadas entre os turnos da manhã e da tarde, para turmas do 2º, 5º e 9º, o diretor do DEB, Evilson Nunes, afirma que as equipes da Semed foram todas estruturadas para dar o melhor suporte às unidades escolares, garantindo que todos os alunos habilitados a realizarem a avaliação pudessem comparecer e desenvolver a prova com maior qualidade.

“Nós realizamos a conferência dos dados no censo escolar de cada um dos alunos das turmas de avaliação, para correção de possíveis inconsistências nos dados que são utilizados para mapear a questão do fluxo escolar. Foi realizado o mapeamento de como cada aluno estava se desenvolvendo no simulado, para que a gente tivesse uma noção das potencialidades e dificuldades de cada um. Também houve todo um momento de incentivo para que as escolas criassem ações de mobilização para um bom recebimento dos alunos na escola durante o dia de prova, com o ambiente escolar aprazível e acolhedor”, informa.

Para que o momento de prova seja aconchegante, os alunos estão sendo recebidos com um lanche inicial, uma atividade de relaxamento e, após a realização da prova, também são entregues uma segunda refeição, para que eles retornem às suas casas já alimentados. Além disso, o diretor também informa que carros foram designados para as unidades escolares, para casos de atrasos ou imprevistos.

“Ao perceber que o aluno não chegou no horário, a escola faz o contato com a família para verificar se houve alguma intercorrência e, se for o caso, os motoristas se deslocam até a residência e conduz o aluno até a escola. Portanto, é um trabalho articulado que conta com o auxílio dos demais setores da secretaria, para que seja possível uma frequência acima de 90% para cada grupo que realiza a prova, fazendo com que o resultado da avaliação seja mais condizente com o nível dos alunos”, detalha.

Dada a obrigatoriedade de, no mínimo, 80% de presença dos alunos aptos a realizarem a prova para que a escola tenha seu resultado divulgado, o esforço vai além e visa o objetivo de ter todas as escolas com uma porcentagem de 90% ou mais. Para isso, os familiares também foram mobilizados e participaram de todo o processo.

“Em todas as escolas, durante o mês de outubro, os gestores realizaram reuniões com as famílias para explicar o que é a avaliação e a importância do Saeb para condução da gestão da rede municipal e a importância dele como instrumento que mede a qualidade da educação nacional. Então, todos os pais e mães foram orientados no decorrer do mês. Somado a isso, a secretaria disponibilizou faixas em todas as escolas, informando da realização da prova, motivando os alunos a participarem e teve todo um preparatório com aulões, para que os estudantes tivessem ciência do que seria a avaliação e tivessem uma motivação extra para participar”, conta.