Projeto Social na Estação Cidadania promove aulas de capoeira para moradores do Bugio

Juventude e Esporte
09/11/2023 10h04

Desenvolvido com o objetivo de capacitar os alunos por meio da capoeira, tanto no aspecto esportivo quanto educacional, o projeto Ganhamoroba Capoeira promove aulas para crianças e idosos, na Estação Cidadania - Esporte Radialista Carlos, centro poliesportivo construído pela Prefeitura de Aracaju e gerido pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), localizada no bairro Bugio, Zona Oeste de Aracaju.

O projeto é batizado pelo nome do Rio Ganhamoroba, que banha o município de Maruim, a 30 km da capital, seu local de origem. Aracaju é uma das cinco cidades onde ele acontece e, aqui, é desenvolvido desde 2017 pela personal trainer, Eliene da Silva, inspirado na sua vontade de repassar os conhecimentos adquiridos em um projeto social há dezoito anos, quando iniciou sua trajetória nesse esporte.

No início, o projeto acontecia em praças no bairro Bugio, espaços que não ofereciam condições suficientes para a prática. Porém, com a reabertura da Estação Cidadania em 2022, após redução das restrições em virtude da pandemia da covid-19, a realidade do Ganhamoroba Capoeira mudou, que passou a contar com um local fixo para a prática e, além disso, com acesso à material, a exemplo de manoplas, aparadores e raquetes.

Diante desse apoio, Eliene ressalta a qualidade em estrutura e equipamentos disponibilizados na Estação e como a assistência da Sejesp foi fundamental para oferecer melhores condições ao projeto, que hoje conta com, aproximadamente, trinta integrantes.

“Um espaço bom, com estrutura boa. Um chão bom; uma visibilidade maior. Segurança, por ser um local fechado. Eu prezo pelos meus alunos, porque hoje eu tenho aqui crianças de sete anos, imagine essas crianças treinando em praça. Mas, agora, a gente tem esse espaço”, afirmou satisfeita a professora.

A auxiliar em saúde bucal, Jucimara Cordeiro, de 25 anos, conheceu o Ganhamoroba há mais de 3 anos, quando observou as aulas que eram realizadas nas praças e se interessou pelos movimentos desse esporte,. Ela conta como a capoeira beneficia sua vida.

“Além de ser um exercício físico, também é muito bom mentalmente. Faz parte da minha vida. É uma forma de me distrair, de ocupar minha cabeça, de aliviar o estresse do dia-a-dia”, disse.

A aluna ressalta ainda o que melhorou desde que as aulas começaram a ser desenvolvidas na Estação Cidadania.

“Foi uma oportunidade muito grande, que a gente estava correndo atrás há muito tempo, porque a gente treinava em praça, às vezes chovia e não podia treinar, ou chegava alguém e atrapalhava”, pontuou.

Com a ampliação do projeto, graças ao apoio proporcionado pela Sejesp, as aulas de capoeira se tornaram ainda mais satisfatórias para a família Galvão, formada por Eliane e Vanderson, pais do pequeno Miguel, de 11 anos.

O garoto, cujo apelido no grupo é “furacão”, devido aos seus movimentos rápidos e cheios de ginga, ressaltou como se sente com as aulas de capoeira.

“Eu gosto de fazer capoeira porque, pra mim, aqui é uma segunda família. Eu gosto de estar aqui. É uma alegria, porque chego em casa cansado e aí tenho um sono bom”, disse animado o capoeirista.

Eliane comenta que o projeto foi essencial para Miguel, uma vez que, com o passar do tempo, o garoto apresentou melhora na concentração durante os estudos e na disciplina no cotidiano. Além disso, ela ressalta a importância do espaço cedido pela Sejesp para a realização das aulas.

“Para nós, alunos, foi uma conquista muito grande, porque, antes, com as aulas realizadas nas praças, tínhamos problema com chuva e com esse local ficou bem melhor”, afirmou a dona de casa de 41 anos.

O projeto
O Ganhamoroba Capoeira é um dos seis projetos sociais que tem o apoio da Secretaria por meio da cessão de espaço para a realização de atividades, contribuindo para formação social de jovens e adultos através da prática esportiva, uma das ações que a Sejesp desenvolve em Aracaju, a fim de fortalecer o esporte e melhorar a qualidade de vida da população.

Nesse sentido, o secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, a quem o projeto foi apresentado e que prontamente cedeu o espaço, destacou como é importante o trabalho dos projetos sociais junto à secretaria para que o esporte tenha continuidade e alcance ainda mais pessoas.

“Enquanto a gente apoia esses projetos, eles também acabam nos apoiando, visto que contribuem para que cumpramos as metas de desenvolver o esporte ainda mais. Através deles, nós conseguimos atender a mais pessoas, dar mais oportunidades e ver nossos jovens e idosos com mais saúde, qualidade de vida e longe da criminalidade”, finaliza o gestor do esporte na capital.