Ações regulares da Prefeitura garantem limpeza e conservação de praças

Serviços Urbanos
13/11/2023 16h13

A atenção à limpeza e preservação de áreas verdes como as praças desempenha um papel crucial na busca por promover ambientes urbanos ainda mais agradáveis e convidativos. Por esta razão, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), conta com um cronograma voltado à atender, de maneira periódica, cada um desses espaços coletivos na capital, a partir de um alinhamento que leva em consideração não apenas as demandas sazonais, mas também as características de cada localidade.

O conjunto de ações reúne os serviços de gadanhamento, varrição, remoção de resíduos, poda, irrigação, roçagem mecanizada, além dos trabalhos de jardinagem. Ao todo, quase 100 trabalhadores estão envolvidos no esquema, montado através de um monitoramento constante por parte da Emsurb, onde são observadas em campo as necessidades específicas de cada região, com o objetivo de direcionar as atividades de forma ainda mais assertiva.

“Boa parte das praças da capital dispõem de agentes fixos e, desta forma, as tarefas voltadas à limpeza são realizadas diuturnamente. Nas demais, a empresa municipal dispõe deste efetivo, prestando atendimento em diversas frentes, a exemplo do trabalho preventivo de poda, controle de pragas e o recolhimento de folhas. Tudo isso para que a comunidade possa usufruir desses espaços com o máximo de comodidade e reforçando para que as praças cumpram, de fato, o seu papel social em meio a agitação urbana”, salienta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

A periodicidade na prestação dos serviços é outro fator integrado ao momento em que o planejamento de ações é definido. Em média, cada praça da capital é atendida mensalmente, com retornos que podem levar mais ou menos tempo, de acordo com os períodos de sazonalidade. Além disso, particularidades como a extensão da área, fluxo de visitantes e alto índice de descarte irregular também são considerados na hora de programar as operações.

“Estamos entrando em um período de tempo mais seco, em que algumas demandas tendem a reduzir, como a roçagem mecanizada. Por isso, o retorno das roçadeiras deve levar mais tempo durante esta fase. Em contrapartida, nos meses com maior índice de chuvas, os cronogramas são redesenhados e as tarefas de roçagem e monitoramento de arbóreas são intensificados”, exemplifica o gerente de Áreas Verdes, Aurélio Aragão.

Cronograma do dia
Nesta segunda-feira, 13, a Emsurb realiza serviços de limpeza e recolhimento de resíduos em praças do conjunto Augusto Franco, tal como nas praças Almirante Barroso e Fausto Cardoso, no Centro, João Paulo II, no Olaria, e Oliveira Belo, localizada no bairro Grageru.