Escola Oficina de Artes Valdice Teles realiza semana especial em homenagem ao dia do músico

Cultura
14/11/2023 17h13

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizará nos dias 20 a 24 de novembro o evento ‘Sons e Ritmos: semana musical da Valdice Teles’. A semana será voltada a apresentações dos professores de música e instrumentistas da instituição, em celebração ao Dia do Músico, dia 22 de novembro.

As apresentações serão realizadas nas dependências da EOAVT – jardim, recepção, hall do 1º andar ou corredor do térreo – e durante toda a semana musical as aulas estarão suspensas, para que os alunos possam participar das atividades. A programação durante toda semana começa às 13h40, com uma recepção musical, e às 14h30 será dado início as apresentações de professores e alunos. Na quarta-feira, 22 de novembro, a programação é especial com apresentações apenas da equipe de oficineiros de música e instrumentistas, com apresentações em grupo ou individuais. A programação começará às 15h40 com a recepção musical e segue até às 18h, finalizando com um coffee break.

A programação conta com apresentações de percussão, violão, contrabaixo, teclado, canto lírico e coral, pífano e cello; o oficineiro Marcos Antonio Sobral, responsável pela organização do evento, explica que o objetivo principal da ação é mostrar ao público a produção musical que está sendo realizada na escola. Destaca ainda que é essencial dar esse espaço não só para os alunos mas também para os professores, valorizando suas atividades não só na EOAVT, mas também seus trabalhos realizados como músicos fora da escola.

“É principalmente uma tentativa de fazer com que os alunos se envolvam cada vez mais com a música, fora da sala de aula e com maior contato com o palco e com o público. O evento surgiu em uma reunião entre a coordenação e os oficineiros e é muito importante para movimentar a escola, principalmente nesta semana, especificamente no dia 22, que comemoramos o Dia do Músico”, conta Marcos.

O coordenador administrativo da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, Paulo Andrade, destaca a importância da modalidade musical na instituição e no desenvolvimento social, sendo importante para todas as instituições sociais, seja no rito religioso ou na música popular brasileira. “A música aqui na EOAVT já é uma tradição, nós trazemos a música como uma modalidade que desenvolve a mente humana e o bem-estar. Principalmente para dar continuidade e estabilidade da cultura e da arte, aqui na Valdice Teles, nós prezamos muito pelos significativos e fenômenos que a música traz para o ser humano. Esse evento tem como objetivo celebrar a música e os nossos músicos”, explica.

Para informações sobre o evento ‘Sons e Ritmos: semana musical da Valdice Teles’ e a EOAVT basta acessar os perfis da Funcaju nas redes sociais  - @funcaju e @evaldiceteles, ou se dirigir à sede da escola, na rua Vila Cristina, bairro São José – a secretaria realiza atendimentos de 8h às 17h, pelo telefone (79) 3211-6913.