I Simpósio de Prematuridade marcará o "Novembro Roxo" na Maternidade Lourdes Nogueira

Saúde
14/11/2023 18h13

O dia 17 de novembro é lembrado como o "Dia Mundial da Prematuridade", por isso, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN) elaborou uma programação técnico-científica para debater e apresentar atualizações sobre o tema, que apresenta extrema relevância no contexto social e na oferta de serviços de saúde especializados. O I Simpósio de Prematuridade reunirá nesta sexta-feira, 17, das 7h às 18h, no auditório da MMLN, especialistas, pesquisadores e profissionais de saúde que irão debater os impactos sociais do tema que é lembrado pela alusão ao "Novembro Roxo".

De acordo com a médica neonatologista e uma das coordenadoras do evento, Manuela Santana, toda uma programação foi elaborada alusiva ao tema.

"Iniciamos, na segunda-feira, oferecendo um dia de beleza às mães que estão com seus filhos internados na Utin e Ucinca. É uma ação que está contemplada nos protocolos do Ministério da Saúde, ressaltando o caráter acolhedor e motivador que o ambiente hospitalar deve oferecer. Na sexta, teremos nosso ponto culminante, com a participação de diversos profissionais que trarão novo olhar e experiências sobre esse aspecto motivador e desafiador da nossa profissão, que é a prematuridade", destaca Manuela.

Implicações sociais
Já a enfermeira neonatologista e também coordenadora do evento, Monique Daniela Cabral, destaca a relevância de se observar as implicações a que esses bebês prematuros e suas famílias estão sujeitos.

"Situações de risco como mães menores de 14 anos, processos infecciosos e falta de determinadas ações no pré-natal podem incidir no aumento de prematuros. Essa é uma condição de saúde pública que impacta na atualidade e poderá proporcionar potenciais comorbidades em relação a esses bebês no futuro. Atrasos no desenvolvimento e na aprendizagem, dentre outros elementos, podem gerar consequências familiares e sociais complexas", lembra a enfermeira.

Dentre os temas que serão abordados no evento, estão: "Vivência das Maternidades", "Pequenas Ações, Grande Impacto - Contato pele a pele imediato para todos os bebês em todos os lugares", que é o tema da campanha nacional em 2023, "Neuroproteção", "Acompanhamento e Estimulação Precoce" e "Delicadezas da Utin".