Prefeitura dá início ao Seminário de Educação Infantil de Aracaju

Educação
17/11/2023 16h36

Com foco no tema “A qualidade do atendimento que respeita os direitos das crianças", a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início, nesta sexta-feira, 17, a mais um Seminário de Educação Infantil de Aracaju. Direcionado a gestores escolares, coordenadores pedagógicos e convidados da rede, o evento acontece no Hotel Arcus, no bairro Coroa do Meio.

Além deste primeiro encontro, um outro será realizado na manhã do próximo dia 25 de novembro, no auditório Antônio Vieira, do bairro Siqueira Campos, direcionado apenas aos cuidadores de creche. Antes de entrar na sala do evento, o público se deparou com uma exposição dos trabalhos pedagógicos elaborados em sala de aula por crianças de todas as Escolas de Educação Infantil (Emeis) da rede municipal de ensino da capital.

A coordenadora-geral de Educação Infantil da Secretaria Nacional de Educação Básica (SEB/MEC), Rita Coelho, fez a abertura do Seminário por meio de vídeo, falando sobre a Política Nacional para uma Educação Infantil de Qualidade. O objetivo deste trabalho e do evento, como um todo, é ampliar, entre os educadores, os conhecimentos pedagógicos relacionados à primeira infância e viabilizar a oportunidade de discutirem e compartilharem experiências acerca do atendimento de qualidade na educação infantil.
 
"Com o trabalho que estamos desenvolvendo hoje, temos absolutamente tudo para fazer um trabalho na educação infantil que possa nos dar a segurança de garantir, perante a sociedade, que em Aracaju vamos atingir todas as metas que determinarmos. Com os indicadores de qualidade. São dados a mim instrumentos e ferramentas para colocar toda a Secretaria Municipal da Educação trabalhando para as necessidades mais específicas desta modalidade", afirmou o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, durante a abertura do evento.

Como diretor do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), Evilson Nunes destacou que o êxito do trabalho de cada professor da rede municipal de ensino resulta em um desenvolvimento melhor para cada aluno e, consequentemente, na formação de um cidadão mais preparado para o futuro.

"Já estamos no final de um ano de muito esforço desde o início, mas agora vem o momento de fechar o ciclo em que passamos construindo uma forte identidade de rede. Neste processo, nada melhor do que entender claramente como estamos e onde queremos chegar em cada um dos segmentos em que atuamos. O intuito é sempre melhorar e, para isso, é fundamental fazermos as correções para nos fortalecer e proporcionar a cada aluno, em qualquer unidade de ensino, o mesmo atendimento, o mesmo direcionamento pedagógico e o mesmo compromisso de todos que fazem educação municipal, expressa Evilson.

Voz da infância
O evento contou, ainda, com a participação de crianças que se destacaram III Plenarinha da Educação Infantil da rede, que teve como tema “O eu, o outro e nós: promovendo a paz na escola e na sociedade", cuja a culminância ocorreu durante o mês de outubro. Além de apresentar seus trabalhos, as crianças interagiram com o público e encantaram a todos os presentes.

Na programação da manhã foram ministradas palestras da professora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Paula Soares da Silva, falando sobre a sua participação na construção dos indicadores nacionais em 2008 e da elaboração dos indicadores de qualidade de São Paulo. Logo após, a coordenadora da Emei Irene Romão de Brito, Diana Viturino dos Santos, discorreu sobre a importância da realização de um diagnóstico institucional na busca da qualidade de atendimento em cada escola. Finalizando o dia, a coordenadora de Educação Infantil de Aracaju, Núbia Lira, discorreu sobre os indicadores de qualidade da rede municipal de ensino.

"Este Seminário traz, do ponto de vista da inovação, a criança como centro do processo. Uma concepção que tem sido discutida e implementada na rede e, se a gente considera esse critério, não poderíamos deixar de trazê-las para este evento. A criança precisa lembrar ao mundo adulto quem é ela, quais são suas expectativas e o que ela tem a dizer para o mundo. A gente tem buscado, cotidianamente, a qualidade, mas isso é uma construção, um processo", conta Núbia.

Professora do Infantil na Emei Irene Romão de Brito, no Bairro Santa Maria, Crislaine Cruz atua na rede há dois anos e é a primeira vez que participa de um seminário da Semed. Ela levou seus alunos para apresentar um projeto de ação solidária trabalhado em sala de aula.

"Trouxe as produções dos alunos, um pouco do que acontece no dia a dia da escola. Este é um espaço de debates, de discussão, e acho muito importante falarmos sobre a qualidade do nosso trabalho. Quanto mais tivermos um padrão e seguirmos um objetivo em comum, mais promoveremos as mesmas oportunidades para todos. Meu objetivo é produzir uma aprendizagem bem dinâmica entre os alunos e dar espaço para serem o que eles são. Eu, por exemplo, tive uma educação mais rígida, onde não podia me expressar. Hoje, procuro fazer com que as crianças tenham mais liberdade para falar e aqui no evento vejo que todos se esforçam para este fim. Isto é maravilhoso", explana a professora.

Diretora da Emei Dr. José Augusto Arantes Savazine, no bairro Japãozinho, Maria da Paixão Santos diz que o Seminário traz um olhar amplo para todos os educadores, reconhecendo o quanto a rede tem avançado na Educação Infantil. De acordo com ela, cada trabalho compartilhado complementa aquilo que já é realizado na rotina escolar.

"Esse novo olhar na educação tem trazido resultados magníficos. O professor em sala de aula, o cuidador que ajuda na creche, a direção de cada escola, cada coordenação, e o trabalho agregado de todos tem trazido grandes valores para a educação infantil. Acredito que posteriormente haverá uma reunião com os nossos professores, que também estão aqui para acolhermos ideias e somarmos essas experiências ao que já é feito em sala de aula, pondo em prática conhecimentos para melhorarmos, cada vez mais, nossa prática", evidencia a diretora.