Cerca de sete mil alunos da rede municipal de Aracaju participam da Prova Saese 2023

Educação
21/11/2023 12h41

Alunos de 15 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju participaram do primeiro dia de provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), na manhã desta terça-feira, 21. Até o dia 29, estudantes do 2º, 5º e 9º ano de todas as unidades de ensino públicas do município, que ofertam o ensino fundamental, serão avaliados. Esta é uma iniciativa do Governo de Sergipe para avaliar a qualidade do ensino e da aprendizagem no estado.

Na capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está apoiando as ações relacionadas às provas do Saese, tanto na fase de preparação dos alunos, quanto no dia da aplicação. Durante todos os dias de realização das avaliações, a equipe da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), está presente nas unidades de ensino, acompanhando o processo de chegada dos alunos até a sala de aula, e garantindo apoio aos gestores escolares.

"Ao todo, a rede municipal de ensino de Aracaju contará com sete mil estudantes avaliados. É muito importante que se diga que este Saese de 2023 tem uma importância muito grande para nós que somos gestores das redes municipais de ensino de Sergipe porque é a primeira edição deste sistema de avaliação onde, de fato, vamos verificar se os esforços de recomposição da aprendizagem no pós pandemia surtiram efeito, já que no ano passado, no Saese 2022, já vimos o embrião desse movimento de fortalecimento no processo do aprendizado", pontua o secretário da Educação de Aracaju.

Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ágape, Deisevania dos Santos afirma que a preparação para esta avaliação e para a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicada nas semanas anteriores, foi trabalhada com os alunos desde o início do ano letivo, a fim de garantir a melhor eficácia possível para o diagnóstico educacional. Ela conta, também, que conversou com os pais sobre a importância dos estudantes comparecerem à escola, principalmente nestes dias de avaliações externas, o que auxiliou na participação de 100% dos discentes neste primeiro dia de Saese.

"Temos explicado aos meninos porque estas provas são tão importantes para a nossa escola e para eles também, já que sentem-se orgulhosos e vitoriosos quando a escola obtêm bons resultados. Os professores, nossa coordenação, eu, enquanto diretora, e toda a equipe escolar, conversamos bastante com eles sobre a importância da responsabilidade das avaliações. Com as famílias, a gente já vem informando sobre o quanto é fundamental a participação e a frequência escolar, já que é no dia a dia que construímos conhecimentos", explana Deisevânia.

Estagiária da Coef, Maria Clara dos Santos explica que toda a equipe da Coordenadoria tem trabalhado dentro de cada escola de ensino fundamental da rede, visando auxiliar gestores e comunidade escolar nos esforços para alavancar a qualidade da aprendizagem e fortalecer a alfabetização em Aracaju.

"É muito importante a gente estar aqui hoje, já que temos estado nas escolas durante todo o ano letivo, com as apoiadoras conversando com os gestores e prestando o auxílio que se fizer necessário. Estamos, mais uma vez, presentes para apoiar os gestores, os alunos, todo mundo. É um apoio logístico, a gente faz junto qualquer ajuda que eles precisarem", relata Maria Clara.

Dedicação e foco
O aluno Nícolas Alves, de 10 anos, está cursando o 5º ano na Emef Ágape e foi um dos primeiros a chegar para este início de avaliações do Saese.

"A professora vem nos explicando sobre a importância desta prova que vamos fazer hoje. Ela falou como funciona a aplicação e nos deu dicas para respondermos todas as questões com mais tranquilidade. Eu já estou sabendo mais como é porque também fiz a prova do Saeb semana passada. Acho que vou me sair bem e a escola vai conquistar uma boa nota", expressa o garoto.

Já a aluna Maria Alice da Silva, do 2º ano e com sete anos de idade, diz que tem estudado bastante porque esta prova já é uma preparação para outras provas maiores que fará no futuro. "A gente tem que estudar bem, fazer os deverzinhos. A professora passou muitos simulados e isso será muito legal para quando formos fazer as avaliações para entrar para a faculdade, e eu quero fazer Medicina, então tenho que me dedicar", conta.

Com 11 anos e colega de turma do Nícolas, Arthur Ryan Rodrigues evidencia o quanto esta prova será importante para seu desenvolvimento enquanto estudante. "Com este acontecimento de hoje eles vão avaliar como é que está o nosso aprendizado e como estamos indo nas avaliações da escola. Estou mais confiante para fazer as questões de Matemática. Eu estudei muito, fiz as revisões que mandaram e estou confiante com o resultado, acho que vamos tirar uma boa nota", declara.