Evento da Fucanju celebra o Dia Nacional do Músico na Escola de Artes Valdice Teles

Cultura
23/11/2023 09h30

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), para celebrar o Dia Nacional do Músico, comemorado no dia 22, realiza esta semana o evento Sons e Ritmos: Semana Musical da Valdice Teles. A semana está recheada de atividades, desde segunda-feira, 20, e segue até sexta-feira, 24, com apresentações dos alunos e dos professores.

As apresentações estão sendo realizadas nas dependências da EOAVT  – jardim, recepção, hall do 1º andar ou corredor do térreo. Na programação dessa quarta-feira, 22, ocorreu apresentações apenas da equipe de oficineiros de música e instrumentistas. Foram cinco apresentações: teclado, bateria, baixo, canto popular, canto lírico, violoncelo, acordeão e violão; a ação contou ainda com a recepção musical e um coffee break.

A professora de canto lírico, Marília Teixeira, destacou a importância dos eventos da semana tanto para celebrar o Dia do Músico, quanto para mostrar ao público aquilo que está sendo produzido na escola. Ela comenta que é um momento gratificante de se colocar à disposição das pessoas para mostrar sua arte, além de ser um momento essencial para os alunos no processo de aprendizagem “É todo um processo de preparação, de aprender as músicas, meus alunos cantam em outra língua, então é um processo maior, além de treinar a performance e o foco. Transmitindo uma ideia e um pensamento para quem está nos assistindo”, explica.

A aluna Juliana Cordeiro é assistente administrativa na Universidade Federal de Sergipe e formada em piano pelo Conservatório de Música de Sergipe. Ela conta que sempre teve uma forte conexão com a música e que a Escola Oficina de Artes Valdice Teles possibilitou o retorno do seu contato com o violoncelo. A pianista destaca ainda que é um momento de animação e apreciação para aquilo que está sendo apresentado e proposto pelos professores, observando a aplicação das técnicas e músicas ensinadas diariamente.

“O meu curso é Prática em Conjunto de Violoncelo, com o professor Marcos Antônio, então são diferentes níveis de aprendizado e temos que conseguir juntar todas essas diferenças e diferentes graus de experiência para tocar juntos. No mesmo andamento e intensidade que a partitura pede, se escutando e escutando o outro, então é um momento riquíssimo de aprendizado, além da exposição e experiência de lidar com o público, são muitas emoções para controlar e conseguir fazer uma boa performance”, fala Juliana.

Para informações sobre o evento ‘Sons e Ritmos: semana musical da Valdice Teles’ e a EOAVT basta acessar os perfis da Funcaju nas redes sociais  - @funcaju e @evaldiceteles, ou se dirigir à sede da escola, na rua Vila Cristina, bairro São José – a secretaria realiza atendimentos de 8h às 17h, pelo telefone (79) 3211-6913.