Novembrinho Azul: Prefeitura desenvolve ações educativas sobre saúde sexual e reprodutiva para crianças

Saúde
27/11/2023 16h50

Com o objetivo de promover ações educativas sobre a saúde sexual e reprodutiva para crianças com até 15 anos de idade, nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), realizou palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olga Benário, no bairro Santos Dumont.

De acordo com a referência técnica da SMS, Aline Guimarães, esta ação faz parte da campanha "Novembrinho Azul", aprovada pela Lei 14.694/2023, sancionada e publicada no Diário Oficial da União em 11 de outubro deste ano. Seguindo a Lei, a campanha acontecerá anualmente no mês de novembro, com ações que envolvam a distribuição de material informativo e a capacitação de profissionais.

“Estamos realizando, desde o início de novembro, ações educativas voltadas para enfatizar a importância da prevenção e os fatores de risco relacionados às doenças ligadas à saúde sexual e reprodutiva, sobretudo, dos meninos, abordando questões como a vacinação contra o papilomavírus humano HPV e as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Com foco em identificar problemas, de investigar quadros de dor testicular e também do diagnóstico e tratamento precoce de condições que sejam fatores de risco”, explica a referência técnica.

Aline Guimarães ressalta que nas escolas foi pactuada a realização das ações com meninos e meninas, pois falar da importância e dos cuidados em saúde sexual e reprodutiva serve para todos os gêneros. “Depois das ações educativas de sensibilização nas escolas, a equipe de imunização da SMS, retorna em outro dia já agendada com a direção da EMEF e realiza a vacinação contra o HPV nos alunos. Na Escola Olga Benário, a vacinação será dia 5 de dezembro”, frisa.

Segundo a psicóloga e técnica do Programa IST, Aline Rabelo, é preciso orientar mais essa faixa da população, por isso, a informação é a melhor prevenção.

“A ação de educação foi um momento de orientar e tirar dúvidas, de falar sobre temas importantes como orientação sexual, identidade de gênero, assédio sexual, prevenção de gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis, além de reforçar a importância da vacinação contra o papilomavírus humano HPV e da Hepatite B. Temas muito próprios para a idade deles que estão na faixa etária de até 15 anos, que é uma idade repleta de dúvidas e muita curiosidades, daí a necessidade de uma especialista para orientá-los”, explica a psicóloga.

Programação da Campanha “Novembrinho Azul”
- Dia 28/11: Emef Rachel Cortez Rollemberg, no bairro José Conrado de Araújo;
- Dia 29 e 30/11: Emef Otília de Araújo, no bairro 18 do Forte;
- Dia 1/12: Emef Juscelino Kubstchek, no bairro Coroa do Meio;
- Dia 6/12: Emef Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria;
- Dia 14 e 15/12: Emef Ministro Geraldo Barreto, no bairro Cidade Nova.