Campanha antirrábica: Aracaju bate recorde com mais 23 mil animais imunizados

Saúde
28/11/2023 12h40

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já imunizou, neste ano, 23.274 cães e gatos contra raiva, desde que iniciou a campanha, no último dia 13. Na primeira semana da campanha foram vacinados 12.424, número recorde de vacinação, comparado a 2022, quando foram vacinados 12.141 neste mesmo período. Nos próximos dias, a gestão municipal segue com a campanha e a estimativa é vacinar 48 mil animais.

Segundo o supervisor de endemias do CCZ, José Bonfim Oliveira, a vacina contra a raiva é a principal forma de prevenção da doença, que é causada por um vírus que afeta os mamíferos e, uma vez instalada no organismo, pode atingir, principalmente, o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento e agressividade.

“É extremamente positiva essa adesão dos tutores à vacinação porque, além de fazer bem à saúde dos cães e gatos, também favorece a saúde dos humanos. Pensamos numa programação que pudesse ser acessível à população, tanto que iniciamos a campanha com os postos volantes, indo a regiões mais afastadas, para não causar desassistência. Agora, com os pontos fixos, também pensamos em locais de fácil acesso. E ainda teremos o drive thru e a vacinação a domicílio, tudo isso, justamente, para ampliar o número de animais vacinados”, destaca Bonfim.

No próximo sábado, 2, será finalizada a etapa da campanha com os postos fixos estratégicos, das 8h às 16h, nos bairros Japãozinho, Dom Luciano, Soledade, Porto Dantas, 18 do Forte, Olaria, Cidade Nova, José Conrado de Araújo, São Carlos, Lamarão, Bugio, Jardim Centenário e Santos Dumont.

“Para ter acesso ao serviço, basta apresentar o cartão de vacina do animal, se tiver. São contemplados na campanha caninos e felinos com idades a partir de 3 meses de vida, que estejam saudáveis e que não tenham realizado procedimento cirúrgico recentemente ou estejam em tratamento. Os animais mais agressivos devem ser levados para a vacinação usando focinheiras, para evitar acidentes, e coleiras para evitar fugas”, orienta Bonfim.

Meta da Campanha
O objetivo da campanha no município é imunizar mais de 48 mil cães e gatos contra a raiva, uma doença que pode ser transmitida ao ser humano através de animais infectados.  A vacinação antirrábica em Aracaju foi dividida em quatro fases: postos volantes, fixos, drive-thru e vacinação a domicílio. 

“A primeira etapa da campanha foi iniciada com os postos volantes, e aconteceu do dia 13 ao dia 24 deste mês, vacinando cães e gatos, na antiga Zona de Expansão, onde os agentes de endemias do CCZ se deslocaram para as áreas mais distantes, indo de casa em casa, para aplicar a vacinação antirrábica nos animais”, ressalta o supervisor.

Programação das etapas e acesso
A terceira etapa será realizada no sistema Drive-thru Pet, no Parque de Exposições João Cleophas, localizado no bairro José Conrado de Araújo, de segunda a sexta, no período entre 4 a 15 de dezembro, no horário das 8h às 13h, onde o acesso poderá ser realizado de carro, moto, bicicleta ou a pé.

A quarta e última etapa da Campanha será a vacinação a domicílio, no período de 11 a 22 de dezembro, que será realizada a partir da solicitação de tutores que possuem cinco animais ou mais, ou de ONGs, através do preenchimento de formulário disponível no site da Prefeitura de Aracaju.