Oficina de Criação Literária é uma das oficinas da Escola Oficina de Artes Valdice Teles

Cultura
01/12/2023 12h15

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), passou a oferecer no segundo semestre de 2023 o curso de Criação Literária: Contos e Crônicas. A oficina foi oferecida de maneira experimental durante as Oficinas de Inverno deste ano e foi bem recebida pelo público da escola, abrindo a possibilidade para o desenvolvimento de um trabalho mais aprofundado durante o semestre regular.

A oficineira, Acácia Rios, explica que o projeto tem como proposta principal desenvolver a escrita criativa, com enfoque na criação literária para escritores iniciantes mas que já tenham um contato, ainda que mínimo, com a leitura e a escrita. A ideia principal é trabalhar com temas universais da literatura – como o duplo, a metamorfose e a intertextualidade –  através dos textos clássicos e contemporâneos. A cada quinzena, os alunos escrevem contos baseados nos temas e textos que foram estudados dentro deste período, permitindo que através da inspiração dos textos base, os alunos possam desenvolver seus exercícios narrativos.

“Está sendo bem surpreendente, hoje em dia um dos grandes desafios é a gente ter concentração para ler, ao mesmo tempo que temos um momento de grandes vendas de livros, muitos best sellers, as pessoas também deixaram de dar atenção a alguns dos textos clássicos. Nas turmas eu estou tendo uma boa resposta, meus alunos são assíduos, eles leem os textos, comentam, participam e estão descobrindo caminhos de leitura que eles não tinham percorrido antes. Estou muito satisfeita com as turmas”, conta Acácia.

César Ribeiro, 35 anos, que é escritor e já tem um romance publicado denominado de ‘A vigília da Carranca’, viu na oficina de Criação Literária uma oportunidade de aprimorar a sua técnica na escrita de contos. “O curso está me ajudando muito na construção da narrativa, não só para o conto, mas para outras produções também, principalmente pelo fato de estarmos trabalhando muito com clássicos. Aumentou o meu leque de conhecimentos, focando nesses clássicos e nos temas universais, que trago para as minhas narrativas”, comenta.

Valéria de Carvalho é advogada e buscou o curso com o objetivo de desenvolver a escrita de uma maneira mais técnica e sistemática. Ela se surpreendeu com a proposta da oficina, pois seu contato com a escrita sempre foi voltado para um viés mais acadêmico e profissional e, com as aulas, novas perspectivas surgiram.

“Eu já era aluna de dança aqui da Valdice Teles e quando surgiu a oportunidade da oficina de escrita eu senti que estava com a munheca meio enferrujada e abracei a oportunidade de retomar a escrita. Para além da escrita voltada para o doutorado, que era meu objetivo principal, as aulas abrem um leque de possibilidades para um novo universo. É uma aula maravilhosa para quem tem interesse tanto em melhorar a técnica e quer abrir a mente para outras leituras de texto”, explica.

As matrículas para o semestre 2024.1 serão abertas ainda este ano de 2023. Para informações sobre a EOAVT basta acessar os perfis da Funcaju nas redes sociais  - @funcaju e @evaldiceteles, ou se dirigir à sede da escola, na rua Vila Cristina, bairro São José – a secretaria realiza atendimentos de 8h às 17h, pelo telefone (79) 3211-6913.