Prefeitura e CIEE firmam parceria para realização de oficinas criativas com jovens do Serviço de Convivência

Assistência Social e Cidadania
12/12/2023 17h02

Foi realizada nesta terça-feira, 12, no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a assinatura do termo de parceria entre a Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Assistência Social, e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), para realização de oficinas criativas e de preparação ao mercado de trabalho com jovens que são assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em 2024.

Na mesma ocasião que foi assinado o termo de parceria, alunos que participaram e concluíram as oficinas criativas realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Porto Dantas, localizado no bairro de mesmo nome; Rosa Emília, localizado no bairro Santa Maria; e Maria José Menezes, no bairro Coqueiral; além de edições realizadas em outros Cras da capital, receberam os certificados de conclusão.

"A gente fica muito feliz quando faz ações que estão chegando a quem mais precisa, chegando aos nossos meninos do SCFV em situação de vulnerabilidade. A parceria com o CIEE traz essas oportunidades, um trabalho de oficinas criativas com jovens e adolescentes a partir dos 14 anos, que são os nossos meninos que estão dentro dos Cras. Estamos firmando esse termo de parceria para 2024, onde iremos trabalhar mais 100 jovens, na perspectiva de estar orientando para o mundo do trabalho, de como se portar, trabalharmos também as famílias, para que elas entendam a importância do acompanhamento dos pais, da motivação que os pais podem dar aos seus filhos. Quero agradecer a todas as coordenações dos Cras que fazem esse trabalho junto com a gente, as equipes técnicas que motivam, que correm atrás, que trás esses meninos para o SCFV e para esse mundo novo que se abre para eles", destacou a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.

O supervisor do CIEE em Sergipe, Franklim Nunes, pontua que as oficinas são de fundamental importância para os jovens estarem devidamente preparados para os desafios da vida profissional. "A gente está ajudando os jovens a se prepararem melhor e também ajudando as empresas a encontrarem um público em potencial para que as vagas de estágio ou de aprendizagem sejam preenchidas e tudo isso resulta num trabalho de grande repercussão social, algo que transcende as quatro paredes de uma escola, da casa, da empresa e esse é o nosso propósito, a missão de existência do CIEE", disse.

"É muito importante esse termo de cooperação, um termo entre a Prefeitura de Aracaju e o CIEE. Mesmo com a mudança das equipes da Secretaria e do CIEE, ele permanece para que outras equipes possam dar continuidade a esse trabalho que é fundamental. A gente vem capacitando esses jovens, inserindo no mercado de trabalho. Nesse ano de 2023, de uma turma de 100 jovens, 25 foram empregados apenas no CIEE, fora os que foram encaminhados para outras instituições pelos Cras a partir das oficinas e das acolhidas realizadas nos Cras, é um termo que vai ficar para poder dar respaldo e que esse trabalho não se perca, porque não é o trabalho do CIEE, não é o trabalho da Prefeitura, é a vida do jovem que a gente está mudando pra melhor", completou o assistente social do CIEE, Nailton José dos Santos.

Assistido pelo Cras Porta Dantas desde os 12 anos, Marco Antônio de Jesus Santos destaca que o trabalho realizado pelo Cras e instituições de ensino por onde passou fez total diferença no seu desenvolvimento para conseguir um trabalho. Foi participando das atividades do Cras que surgiu a oportunidade. "A coordenadora Vilma ajudou muito no meu desenvolvimento, Nailton do CIEE também ajudou bastante, agradeço a várias pessoas que também me ajudaram por outros lugares onde estudei. O que eu posso falar para jovens que estão começando ou já estão no caminho de conseguir um trabalho, é que cada um tem um sonho e que se você tem um sonho, corra atrás", finalizou.