Programa Criança Feliz leva assistidos para conhecer Vila do Natal Iluminado na Orla da Atalaia

Assistência Social e Cidadania
12/12/2023 22h16

O Natal é um período que marca a celebração da vida, da família e da união, além de ser o momento de festividades comemorativas em encerramento ao ano. Com isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu nesta terça-feira, 12, uma noite especial para as famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz. Cerca de 52 crianças acompanhadas de suas mães e irmãos foram conhecer a Vila do Natal Iluminado, na Orla da Atalaia.

O programa do Governo Federal, gerenciado em Aracaju pela Assistência Social, atende cerca de 100 crianças de 0 a 6 anos do bairro Santa Maria. O objetivo é fortalecer os vínculos familiares e estimular o desenvolvimento integral da criança. De acordo com a secretária adjunta da Assistência Social, Selma França, promover esse momento para as famílias é uma oportunidade de fortalecer laços familiares, proporcionar momentos de alegria e encantamento para as crianças e criar memórias especiais que serão lembradas por toda a vida.

"Como todos os anos, nós fazemos esse passeio, mas esse ano está de uma maneira diferenciada, até porque Aracaju se transformou em luzes. Então, este ano, estamos fazendo aqui na Orla porque não vai dar tempo para a gente percorrer no mesmo dia as outras praças. Mas está sendo uma realização de sonhos que eles nunca pensavam que iam ter. Exemplo da pista de patinação no gelo, que foi uma coisa linda. Foi gratificante você ver o brilho nos olhos deles. E agora o passeio de trem. Então, tudo isso a gente agradece primeiramente a Deus, depois ao Governo do Estado, a Fecomércio, a Prefeitura Municipal, enfim, a administração de Edvaldo Nogueira, nosso muito obrigada. Eu me realizo junto com eles. Esse é o meu Natal", destacou Selma.

De acordo com a visitadora do PCF, Maiara Cruz, o programa promove diversos passeios ao longo do ano nas mais variadas datas comemorativas e no Natal não poderia ser diferente.

"A importância é trazer a família para um vínculo, tanto familiar como coletivo, entre a própria comunidade. Então a importância de trazê-los para o Natal é para mostrar a eles o que talvez eles não tivessem a oportunidade de vivenciar. Uma oportunidade de vivenciar novos momentos e desfrutar junto com a família o que nossa cidade tem de bom. No dia a dia elas gostam do programa, é uma festa quando a gente chega. A nossa visita é levar atividade para que a família, o cuidador, pode ser a mãe, o pai, a avó, ele realize com a criança para trabalhar as dimensões do PCF, que é a socioafetiva, a comunicação e a linguagem, o motor cognitivo", diz.

Para a dona de casa Aline dos Santos Souza, mãe do pequeno João Pedro, de 3 anos, e das gêmeas Aurora e Aruna, de 2 meses, o programa é muito positivo, pois as visitadoras são atenciosas com as crianças e realizam um lindo trabalho.

"Eu me esforcei para achar uma vaga no programa. E assim, é legal né, porque as pessoas são muito atenciosas com as crianças, é bonito esse projeto. Eu gosto muito. Eu ainda não tinha vindo aqui pra Orla, mas está muito bonito, está uma maravilha aqui. Assim, a gente tem uma oportunidade de vir com eles, conhecer essa decoração que ficou muito bonita. É um privilégio da gente estar aqui hoje", conta feliz.