Réveillon 2024: Defesa Civil acompanha início da montagem das estruturas

Defesa Civil
13/12/2023 17h00

Nesta quarta-feira, 13, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou a inspeção dos materiais que irão compor as estruturas do Réveillon 2023, na Orla da Atalaia. O acompanhamento da montagem de palcos, camarins, camarotes e demais espaços, ocorre de forma preventiva, para verificar o cumprimento do projeto e para adotar as medidas necessárias à segurança estrutural da festa.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Ten Cel Silvio Prado, indica que as ações ocorrem de forma planejada e obedecem a um cronograma pré-estabelecido pela organização do evento. "Realizamos esse acompanhamento para assegurar que o cronograma de montagem seja cumprido, evitando atrasos ou intercorrências. Além disso, uma vez observados os materiais e montagem, desde o início, conseguimos identificar eventuais necessidades de correções ou ajustes, tanto para garantir a segurança da estrutura quanto para otimizar a realização do serviço", destacou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, há procedimentos que antecedem a montagem. "Com maior antecedência, verificamos o projeto e recolhemos toda a documentação necessária, como as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de montagem e desmontagem, assinadas pelos engenheiros responsáveis. Essas e outras medidas fazem parte de um protocolo importante para garantir a segurança da festa", frisou.

O coordenador destaca que, já no local da montagem, há verificação da qualidade do material e, com o acompanhamento, é observado o cumprimento dos aspectos apresentados no projeto. "Conferimos se a montagem ocorre da forma como foi indicada na documentação", acrescentou o coordenador.

Além de aspectos estruturais, a Defesa Civil monitora aspectos meteorológicos, para que haja sustentação apropriada nas estruturas, considerando o impacto de possíveis rajadas de vento. "De forma preventiva, verificamos a aplicação de contraventamento, que são reforços para que não haja deslocamento das estruturas, caso ocorram ventos mais fortes", salientou o secretário Silvio Prado.