Recanto da Paz: moradores da comunidade participam de passeio ao Parque da Cidade

Assistência Social e Cidadania
14/12/2023 16h00

Com o objetivo de proporcionar um dia diferente e uma melhor qualidade de vida para a comunidade do Recanto da Paz, no bairro Aeroporto, a Prefeitura de Aracaju, através do Projeto de Trabalho Social (PTS), realizou nesta quinta-feira, 14, um passeio ao Parque da Cidade com cerca de 30 moradores da comunidade, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. O passeio também contou com a participação de uma equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto César Leite, que atende a comunidade.

O PTS é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, executado pela empresa Souza Carvalho Projetos Sociais, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda.

"Essa atividade faz parte de um dos eixos do projeto, que é o eixo de Educação Patrimonial, e é por isso que a gente está fora da comunidade, porque aqui é um lugar onde a gente pode mostrar realmente o que é você cuidar, preservar o meio ambiente. Nós sabemos que o Parque da Cidade possui uma biodiversidade, ele tem os pássaros, ele tem os animais, é uma oportunidade de conscientizar as pessoas para ter o cuidado com o nosso meio ambiente, além de proporcionar um dia de lazer para todos. Hoje tivemos a colaboração da UBS Augusto César Leite com alguns profissionais, com os quais a gente também sempre trabalha em parceria e está todo mundo muito feliz, dá pra perceber no rosto deles", afirmou a responsável técnica do PTS, Auxiliadora Souza Carvalho.

Para a assistente social da UBS Augusto César Leite, Edileuza Cordeiro, o passeio no Parque da Cidade para os moradores e, principalmente, para as idosas é a oportunidade de realizar uma atividade saudável e sair da rotina. "Elas têm a rotina de casa todos os dias, filhos, vários problemas, então sair de casa e ir para um lugar aberto, um espaço verde, para elas isso é saúde. Trouxemos a equipe para estar aferindo a pressão delas, para não ter nenhum problema na caminhada que nós vamos fazer. É sempre importante a gente fazer parceria com pessoas que tragam projetos novos, que tragam benefícios para a população, isso é gratificante e saudável, nós gostaríamos que todas estivessem vindo, mas por um motivo ou outro não puderam estar todas aqui, mas as que vieram, vieram super felizes", disse a assistente social.

O estudante Maximiliano Cavalcante conta que foi a primeira vez que visitou o Parque da Cidade e pôde conhecer muita coisa de fora da comunidade. "É legal conhecer animais novos, lugares novos, que eu não conhecia. É legal também porque estou fazendo novas amizades, a gente nem conhece todo mundo de lá, então estou fazendo novos amigos para quando voltar pra casa brincar com todo mundo", conclui.

"Eu nunca tive a oportunidade de conhecer o parque, mas agora graças a Souza Carvalho, que está fazendo um trabalho excelente na nossa comunidade, consegui visitar. Foi prazeroso estar no meio da natureza, vendo a cidade de um lugar diferente, respirando novos ares e saindo um pouco da comunidade. Foi um dia muito importante pra mim e com um sentimento muito prazeroso", conclui a dona de casa, Maria Helena Santos da Silva.