Conselho do Idoso e Prefeitura concluem ciclo de formação para organizações da sociedade civil

Assistência Social e Cidadania
15/12/2023 17h20

Nesta sexta-feira, 15, foi realizado o encerramento do Ciclo de Formação para Organizações da Sociedade Civil com o tema “Elaboração e gestão de Projetos Sociais para Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”, realizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi), órgão vinculado à Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social. A ação contou com a presença de diversas OSC's da capital e do interior, além de representantes dos conselhos que compõem a Casa dos Conselhos de Aracaju.

Esta foi uma semana de muitos debates, orientações e, principalmente, a capacitação das entidades para que elas consigam construir e fazer a gestão de projetos através de métodos, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado e que, assim, consigam promover políticas públicas as quais defendem.

"Gostaria de agradecer a cada um das organizações, representante de conselhos que aqui estiveram. Com esse ciclo que realizamos, abrimos portas para que muitas pessoas venham a ter melhorias através de projetos que serão criados. Nós tivemos a felicidade de ter a professora Érica aqui, que nos ensinou tanta coisa que todos nós poderemos colocar em prática e tudo o que as pessoas presentes sonharam e idealizaram, vão colocar no papel e criar um lindo projeto", disse Maria José Matos, presidente do Comdi.

Para a secretária da casa de sossego Vó Tereza, Kátia Lima,  a capacitação foi de extrema importância porque trará embasamento e uma melhor preparação para a criação de projetos.

"A questão dos projetos não é só sentar, colocar questões financeiras. O projeto é muito mais, porque a gente tem que fazer um diagnóstico antes, tem que pegar autores que fundamentem aquele assunto, então, a gente vai trabalhar com idosos e a gente vai ler sobre isolamento social, ler artigos. Essa capacitação foi um mergulho muito profundo para nos dar embasamento para a gente criar ou melhorar projetos e levar para o mundo. Trazer essa riqueza de uma professora da PUC, que além de ser uma pessoa acessível, traduziu toda uma linguagem rebuscada, ela trouxe o entendimento muito claro para a criação e desenvolvimento de projetos, com certeza saímos hoje daqui em outro nível, de Aracaju para o mundo", disse.

"Aprendizado é sempre muito bom. A cada ciclo a gente consegue ter um pouco mais de informação, conhecer novas metodologias, entender se os projetos que estão sendo realizados estão dentro de uma linha certa e trazer essas boas práticas através dessas formações para a gente melhorar ainda mais as nossas ações. Então eu primeiro quero dar parabéns ao Conselho por poder promover isso não só para as entidades que estão cadastradas, mas para aquelas que estão buscando, tem sede de conhecimento e tem interesse de poder estruturar mais as suas ações a partir desse conhecimento dado pela professora Érica", pontua a presidenta estadual da Central Única da Favelas (CUFA) em Sergipe, Verônica Paiva.