Prefeitura reúne usuários de unidade para pessoas em situação de rua em confraternização natalina

Assistência Social e Cidadania
19/12/2023 22h14

Com o Natal se aproximando, as pessoas aproveitam para confraternizar, celebrando o amor ao próximo e a solidariedade. Foi com esse objetivo que os usuários acolhidos pela Prefeitura de Aracaju na Casa de Passagem Freitas Brandão, equipamento da alta complexidade da Proteção Social Especial do Sistema Único da Assistência Social (Suas), participaram da Ceia Solidária, realizada na noite dessa terça-feira, 19, em parceria com o Projeto “Anjos da Madrugada”, da Igreja Universal.


A Casa de Passagem acolhe pessoas em situação de rua e dispõe de 70 vagas, das quais todas estão ocupadas. Na unidade de acolhimento, são disponibilizados produtos de higiene e limpeza, toalhas, lençóis, cobertores, além de colchões e acesso a cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e lanches. Ao longo de 2023, o equipamento recebeu cerca de 200 usuários, que receberam diversos atendimentos, entre eles orientações, encaminhamentos e acompanhamentos para cuidados em saúde, encaminhamentos para confecção de documentos civis, para programas de transferência de renda, bem como de seguridade social.

A secretária Simone Santana Passos afirma que é um momento de confraternizar e celebrar o sucesso das ações e atendimentos realizados no equipamento. "A Casa de Passagem Freitas Brandão acolheu cerca de 200 pessoas em situação de rua este ano, pessoas que acessaram não só o acolhimento, mas receberam atendimentos de acesso à saúde e à cidadania. É um momento de culminância de todas essas ações que aconteceram durante o ano, de agradecer e de celebrar. As pessoas que acessam esse equipamento tem a oportunidade de passar por um processo de resignação, a partir de todos os profissionais que atuam nesse espaço. Fica a nossa gratidão aos Anjos da Madrugada por ofertar essa ceia natalina tão especial para os nossos usuários", disse. 

A Ceia Solidária acontece na Casa de Passagem Freitas Brandão pela terceira vez, tendo ocorrido a primeira edição em 2021. Levar cidadania e elevar a autoestima dos acolhidos é o principal objetivo da ação, destaca o vereador Pastor Eduardo. "O trabalho social que o grupo Anjos da Madrugada, através da Igreja Universal do Reino de Deus proporciona, é levar dignidade, esperança e levar a essas pessoas que estão em vulnerabilidade social, em situação de rua, que elas não vão ficar assim o tempo todo. Uma hora elas vão sair dessa situação e elas precisam resgatar essa autoestima e o olhar diferenciado para elas mesmas, através dessa ceia de Natal que estamos proporcionando para eles. Os voluntários se reuniram, todo o alimento aqui é doado pelos membros da igreja e a nossa alegria em poder servi-los, porque você servir alguém que não tem nada para lhe oferecer, é muito gratificante. Então, nós estamos nos sentindo realizados, tanto eu, Pastor Eduardo, como todos os voluntários da EVG, do Anjos da Madrugada, em poder proporcionar essa noite diferente e levar alegria e um sorriso e também dignidade a essas pessoas", destaca. 

De acordo com a coordenadora da Casa de Passagem Freitas Brandão, Kelly Teles, durante todo o dia, os acolhidos receberam ações que vão desde a doação de roupas, até a distribuição de kits de higiene e panetone. "Temos esse projeto com os Anjos da Madrugada, que acontece durante todo o ano. No mês de dezembro, a Ceia Solidária vem como uma culminância, para fechar todas as atividades que a gente tem com o pessoal. E é um trabalho muito bonito e de suma importância, porque recupera a cidadania, que é algo que nós fazemos diariamente, e recupera a autoestima. Trazer a Ceia Solidária é uma forma de mostrar que eles fazem parte dessa sociedade, que eles são cidadãos, que merecem todo o respeito e merecem um dia bonito, um dia inesquecível. As pessoas que estão na rua lutam contra a invisibilidade e a distância dos familiares. A Ceia Solidária vem também para trazer esse afago, esse carinho para essas pessoas que passam tanto tempo sozinhas nas ruas. Sempre, além da ceia, a gente traz os panetones, e eles fazem os kits de higiene. Mais cedo teve a questão das roupas, a gente fez a separação das roupas. Então, é um dia que é celebrado e esperado por todos os acolhidos", diz.

O acolhido Lorival Pereira do Santos está na Casa de Passagem há um mês. Para ele, depois de acabar em situação de rua, foi a partir do acolhimento que coisas boas aconteceram. "Estive em uma situação meio complicada, essas pessoas me acolheram, o Caps me acolheu, que sempre eu frequentei. Vindo para o Freitas Brandão muitas coisas boas aconteceram. Eu agradeço muito a Deus e ao Freitas, aos trabalhadores que aqui trabalham, porque eles saem das suas casas e vêm lidar com pessoas com pensamentos diferentes, com ideais diferentes. Essa noite foi uma oportunidade maravilhosa. Eu estava ali, de olhos fechados, pensando, enquanto nós estamos aqui, nesse momento maravilhoso, tem outras famílias, tem pessoas, em vários cantos do Brasil e do mundo, precisando de um momento desse. Precisando, simplesmente, de um abraço. Precisando, simplesmente, de uma palavra. De alguém que confie, que acredite. Que muitas das vezes se perde no caminho, porque as pessoas não acreditam, não dão oportunidade, não dão uma chance. Então, isso aqui, pra mim, hoje, é muito bom", conta.