Prefeitura de Aracaju mantém equipes em atenção à possibilidade de chuva e ventos fortes

Defesa Civil
20/12/2023 12h21

A Prefeitura de Aracaju mantém equipes em atenção para monitoramento das variações meteorológicas e atendimento às demandas da população. Por intermédio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, há monitoramento das informações dos centros especializados e reforço de medidas preventivas para a redução de riscos, como vistorias preventivas nas áreas mais suscetíveis.

Após a emissão de alerta de ventos fortes na tarde dessa terça-feira, 19, foram registradas na capital rajadas de até 60km/h, por volta das 15h de ontem. Foram atendidas duas ocorrências em Aracaju, sem danos humanos, ocasionadas pelo impacto dos ventos. O alerta segue em vigor até as 15h50 desta quarta-feira, 20.

De acordo com a Defesa Civil, as situações atendidas estão relacionadas ao deslocamento de cobertura do palco que está em fase de montagem, na Orla da Atalaia, e instabilidade na telha de cobertura de uma escola particular localizada no bairro Farolândia, na Zona Sul da cidade.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, indica que há possibilidade de chuva no período da tarde. "Monitoramos constantemente as atualizações dos centros de meteorologia, de maneira que possamos manter a população informada e as equipes preparadas para o atendimento de eventuais ocorrências", frisou o secretário.

Para situações de ventos fortes, o gestor orienta que a população pode adotar algumas medidas para prevenir riscos. "É importante buscar local seguro, quando houver incidência de rajadas com velocidade acima da média. Nessas condições, a atenção deve ser redobrada aos painéis de publicidade, que podem estar suscetíveis aos impactos do vento, às coberturas de telhados, assim como é importante não se abrigar debaixo de árvores", destacou.

Novo alerta
Com base no serviço de previsão meteorológica do ClimAju, há previsão de chuvas com intensidade moderada para as próximas 48h em Aracaju, com possibilidade de ventos fortes e raios a partir da tarde desta quarta-feira, 20. Para que a população possa redobrar o estado de observação, especialmente, nas áreas de risco, um aviso foi emitido pela Defesa Civil, através do Serviço de Alerta por SMS 40199.

"Emitimos o alerta para que a população possa se precaver e evitar riscos, assim como, caso sejam notadas situações de anormalidade, para que acionem a Defesa Civil o mais rápido possível, possibilitando uma avaliação técnica e a adoção de medidas de segurança, conforme seja necessário", salientou o secretário Silvio Prado.

O órgão pode ser acionado através do serviço emergencial 199, que funciona 24h.

Alerta SMS
Para realizar o cadastro no Serviço de Alerta é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da cidade.