Réveillon 2024: Prefeitura garante limpeza antecipada nas regiões da Atalaia e Coroa do Meio

Serviços Urbanos
20/12/2023 13h55

Em contagem regressiva para a festa de Réveillon 2024, que acontece nos dias 30 e 31 de janeiro, na Orla da Atalaia, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), organizou um  mutirão de limpeza para dar início aos preparativos do grande evento. Seis equipes foram enviadas para os bairros Atalaia e Coroa do Meio, região que acontece a festa, a fim de garantir a limpeza do espaço.

As ações ocorrem sob a supervisão da Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb que elaborou um esquema prévio com a execução dos serviços de capinação, roçagem, varrição e pintura de meio fio. Os serviços abrangem as ruas dos dois bairros, com atenção especial às vias de acesso de alta movimentação no período festivo, com início na avenida Beira Mar, seguido pela Delmiro Gouveia, bem como em toda a extensão completa da Orla da Atalaia, na avenida Santos Dumont.

Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a organização realizada com antecedência apresenta resultados duradouros. “Toda equipe operacional da Emsurb, durante o período que antecede a virada de ano, prioriza o suporte direcionado na limpeza, higienização, ordenamento dos espaços públicos responsável por sediar o evento realizado anualmente pelo órgão municipal”, destacou.

Limpeza na praia
Para os dias 30 e 31, o órgão municipal desenvolveu um calendário especial, focado no suporte do evento e na limpeza da extensão da faixa de areia. Serão 27 equipes a postos, totalizando 270 agentes para a realização da limpeza geral no entorno da Orla da Atalaia e no bairro Coroa do Meio. Além disso, para o suporte na coleta dos resíduos descartados durante os dois dias de festa, serão instalados 150 lutocares distribuídos em formatos de ilhas, duas caixas estacionárias de 5m e outra com disponibilidade de 30m.

O gerente de limpeza da Emsurb, Lauro Maia, explica que essas ações visam manter a periodicidade e cuidado com as praias mais frequentadas de Aracaju. “Os serviços desempenhados pelos agentes vão além das tarefas comuns, pois englobam o gadanhamento e o recolhimento de alguns dos materiais descartados durante o evento, como garrafas pet, copos descartáveis, papéis e pequenas embalagens de produtos comestíveis que são descartados de forma inadequada,” completa.