Mangabeiras: Prefeitura realiza culminância das atividades realizadas em 2023

Assistência Social e Cidadania
20/12/2023 18h35

A Prefeitura de Aracaju realizou nesta quarta-feira, 20, a culminância das ações promovidas pelo Projeto de Trabalho Social (PTS) junto às famílias do Residencial Mangabeiras Santa Dulce dos Pobres no ano de 2023. A ação aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) do bairro 17 de Março com o evento intitulado Entre Elas, que reuniu participantes do grupo em uma confraternização. 


Na oportunidade, o PTS, que é executado pela empresa Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social, faz um balanço das ações realizadas ao longo de 2023 no âmbito do programa Pró-Moradia, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias que participam do projeto e que serão beneficiadas com as unidades habitacionais que estão sendo construídas na região. 
 
"Ao longo desse ano nós fizemos 27 oficinas e cursos, disponibilizando cerca de 590 vagas. Estou falando de vagas concluídas, pessoas que iniciaram e finalizaram o curso, que tiveram seus currículos aperfeiçoados, fomentando a renda familiar, capacitação profissional, pessoas que já estão empreendendo na área. O atendimento no Plantão Social, que é o momento de escuta qualificada das famílias, onde eles vem tirar as dúvidas, é o momento de aproximação. Fizemos cerca de 6.540 atendimentos, são mais ou menos 340 atendimentos ao mês ao longo desse ano. É um projeto que traz um impacto positivo não apenas para as famílias que vão receber unidades habitacionais, mas para as famílias do seu entorno. Aqui a gente vê famílias do Santa Maria e do 17 de Março. Então, a gente fortalece o vínculo de vizinhança, a cultura de paz, que é tão necessária. O projeto continua em 2024 com muita novidade", destaca a responsável técnica pelo PTS, Patrícia Oliveira. 

O Entre Elas é um encontro realizado entre mulheres da comunidade, onde são discutidos vários temas. A atividade tem como objetivo proporcionar um momento de diálogo, de relação entre vizinhança, fortalecimento de vínculos e atividade física, ações voltadas à saúde e bem-estar estabelecidas no eixo da Educação Sanitária. 

"Ajuda muito no emocional e a gente acaba desabafando, ajudando uma a outra. Só melhora a cada dia. Cheguei aqui com muitos problemas, fiz um curso de telemarketing, depois entrei nas atividades físicas e minha vida foi mudando assim, dia após dia. Hoje, estou empreendendo, estou trabalhando pra mim. Estou conseguindo trabalhar até com meu esposo, que saiu do emprego pra me ajudar. Então a expectativa foi muito grande e muito boa. Só tenho a agradecer", disse a empreendedora Maria Leila Nascimento Silva. 

Para a confeiteira Eliana Santos Leão, participar das ações promovidas pelo PTS foi uma chance de mudar de vida e conquistar a independência financeira. Foi através dos cursos realizados na comunidade que ela passou a fazer e comercializar doces e salgados. 

"Se não fosse esse projeto eu não tinha nada e hoje em dia eu tenho. Sou salgadeira, faço doces, faço salgados, faço brigadeiro de café, faço tudo através daquilo que aprendi. Se não fosse aqui, eu não sabia o que fazer. Eu amo esse projeto. Antes eu vivia triste, angustiada, porque eu queria realizar um desejo, hoje eu faço, sou confeiteira", conta.