Prefeitura conclui campanha antirrábica com mais de 37 mil animais imunizados

Saúde
22/12/2023 15h08

Com 37.451 cães e gatos vacinados contra a raiva, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), encerrou, nesta sexta-feira, 22, a Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano. No município, a ação foi dividida em quatro fases: postos volantes, fixos, drive-thru e vacinação a domicílio.

De acordo com o supervisor de Endemias do CCZ, José Bonfim Oliveira, a primeira etapa da campanha foi iniciada com os postos volantes, entre os dias 13 e 24 de novembro, e foram vacinados 4.120 cães e gatos, na região da antiga Zona de Expansão, onde os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) se deslocaram para as áreas mais distantes, indo de casa em casa, para aplicar a vacinação antirrábica nos animais.

“Já a segunda etapa da campanha foi com os postos fixos realizado nos sábados, 18 e 25 de novembro, e também no dia 2 de dezembro, em todas as regiões de Aracaju, com a disponibilização da vacina das 9h às 16h, e totalizou com a imunização de 30.914 animais. A terceira foi realizada no sistema Drive-thru Pet, no Parque de Exposições João Cleophas, que aconteceu de segunda a sexta, no período entre 4 a 15 de dezembro, no horário das 8h às 13h, onde o acesso poderia ser realizado de carro, moto, bicicleta ou a pé e foram vacinados 1.189 animais”, destaca Bonfim.

Ainda segundo o supervisor, a quarta e última etapa da Campanha foi a vacinação a domicílio, de 11 a 22 de dezembro, realizada mediante a solicitação dos tutores que possuem cinco animais ou mais, ou de ONGs, através do preenchimento de formulário que estava disponível no site da Prefeitura de Aracaju.

“Já foram imunizados 1.232 animais a domicílio. Todas as pessoas que se cadastraram no decorrer dos dias com a solicitação da vacinação em domicílio, a equipe no CCZ entrará em contato para a realização da vacinação dos animais. Ou seja, mesmo com o fim da campanha, os agentes continuarão até concluir todas as residências que se cadastraram. É importante ressaltar que quem não conseguir levar o animal de estimação para tomar a vacina antirrábica durante a campanha, o CCZ disponibiliza doses durante todos os dias úteis do ano. O contato da Unidade é 3179-3564 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081, no bairro Capucho, vizinho à sede do Ibama”, orienta Bonfim.

Para ter acesso ao serviço no CCZ, basta apresentar o cartão de vacina do animal, se tiver. Podem ser vacinados caninos e felinos com idades a partir de três meses de vida. Os animais mais agressivos devem usar focinheiras, para evitar acidentes, e coleiras para evitar fugas. É importante informar que, em caso de mordidas de cães e gatos, as pessoas procurem atendimento médico para ser iniciado o protocolo vacinal pós-exposição, e para que o animal fique em observação por um período de dez dias.