Em 2023, as ações de limpeza urbana foram prioridade da Emsurb

Serviços Urbanos
27/12/2023 15h29

Ruas e avenidas organizadas fazem Aracaju ser reconhecida como uma das cidades mais limpas do Nordeste, sendo uma referência para aqueles que visitam a capital sergipana. Esses resultados são frutos de ações intersetoriais promovidas  pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Entre essas ações, está a coleta domiciliar de lixo que envolve, diariamente, cerca de 27 caminhões compactadores circulando em todas as regiões, a qual abrange mais de 98% dos domicílios na cidade.

“Com a ressetorização do serviço implementada nessa gestão municipal obtivemos resultados significativos, no que tange a coleta do lixo domiciliar. Assim, de janeiro a dezembro, recolhemos 280 toneladas de objetos recolhidos  por meio das 1.831 solicitações registradas, 600 via ouvidoria e o restante pelos canais de comunicação da Prefeitura numa operação que envolve, além dos veículos compactadores, mais 90 caixas estacionárias para o despejo do lixo comum pelos moradores. O objetivo é facilitar esse tipo de coleta quando as vias não possibilitam o acesso dos caminhões”, explicou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

Ainda  como parte do elenco de medidas que aprimoram a atividade de coleta do lixo na cidade, a Emsurb ampliou no segundo semestre deste ano o sistema de monitoramento dos caminhões. Deste modo, a partir de um software é possível gerenciar, em tempo real, por meio de satélites, as rotas definidas para cada setor atendido e regularizar com rapidez o serviço, caso haja alguma intercorrência. 

“É todo um trabalho que permite a universalização da coleta domiciliar na capital e, também, uma avaliação positiva entre a população aracajuana”, reiterou o presidente Bruno.

Além disso, outra intervenção que favoreceu a limpeza urbana  do município ao longo de 2023 foi o serviço de varrição, conduzido por cerca de 90 agentes em equipes específicas ou integrados aos mutirões.

O procedimento é feito diariamente em vias de maior movimento e em locais de grande fluxo de pessoas, a exemplo do Centro e Siqueira Campos. A limpeza diurna inicia às 7h30 e vai até às 17h30, a noturna acontece das 17h às 23h e é realizada na área central da cidade.

Durante a atividade, os agentes atendem a uma extensão em quilometragem percorrida durante a atividade mensal que implicou, entre janeiro e novembro, em 44.306,26 quilômetros varridos, conforme ressaltou o Diretor de Operações, Vinícius Almeida. 

“São varridas extensões nas principais vias públicas, normalmente em estratégia de mutirões por bairro. Assim, a atuação dos agentes permite combater situações de alagamento, evitam o entupimento de bocas-de-lobo, doenças ocasionadas por vetores, a exemplo de mosquitos e roedores, e garante a saúde e o bem-estar dos aracajuanos”, afirma Vinícius.