Réveillon 2024: Prefeitura garante inclusão com oferta do Camarote da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
30/12/2023 08h57

A Prefeitura de Aracaju promove neste final de semana o Réveillon 2024 na Orla da Atalaia, evento com artistas locais e nacionais para celebrar a chegada do novo ano. Com o objetivo de promover a inclusão na festa que reúne milhares de pessoas de todo o país, através da Secretaria Municipal da Assistência Social será ofertado o Camarote da Acessibilidade, espaço exclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e que este ano ganha um novo local, instalado a 50 metros do palco principal, nas areias da Praia da Cinelândia.

Com o objetivo de conferir a estrutura, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), a Defesa Civil Municipal, e representantes das Secretarias da Assistência Social e da Defesa Social e Cidadania (Semdec), realizaram vistoria do espaço nessa sexta-feira, 29. Na companhia de uma pessoa cadeirante, os técnicos conferiram a inclinação da rampa, o piso para circulação de cadeiras de rodas, bem como o local dos banheiros adaptados para garantir um acesso seguro e com espaço para o giro completo da cadeira. 

“A Secretaria Municipal da Assistência Social, juntamente com a Prefeitura de Aracaju, quer buscar a inclusão para as pessoas com deficiência. Pensando nisso foi que a gente teve essa ousadia de trazer o camarote para mais próximo do palco, com apenas 50 metros de distância dos artistas que se apresentarão. Todo o acesso foi planejado para as pessoas com deficiência e na última vistoria, onde trouxemos representantes do CMDPcD para avaliar a estrutura, foi tudo aprovado. Então a gente fica muito feliz, porque vai trazer inclusão, a gente vai trazer garantia de direitos para essas pessoas, as pessoas vão curtir a festa com segurança, num camarote unicamente pensado para elas. Entraremos 2024 trazendo inclusão, direitos, e é esse o papel da Secretaria de Assistência”, disse a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana Passos.

O Camarote da Acessibilidade é um espaço exclusivo adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conta com capacidade para 80 pessoas, sendo 40 PcDs e 40 acompanhantes, rampa de acesso, dois banheiros adaptados e exclusivos, cadeiras, abafadores de ruídos para pessoas autistas ou com sensibilidade auditiva e a presença de profissionais técnicos para todo suporte necessário. 

“O Conselho Municipal da pessoa com deficiência sempre esteve engajado na colocação do camarote da acessibilidade em todos os eventos do município. Embora eu esteja representando o Conselho, mas eu não sou uma pessoa com deficiência, quem tem deficiência é que pode melhor falar sobre a acessibilidade, sobre se o acesso está bom para eles, se tudo está de acordo com a lei brasileira de inclusão. A gente sempre faz questão de trazer os conselheiros que tenham deficiência para que eles possam dar o aval no camarote da acessibilidade e assim a gente curtir a festa com mais tranquilidade”, afirmou a presidente do CMDPcD, Catharina Menezes

Já a vice-presidente do CMDPcD, Elaine Cristina, que possui baixa visão, conta que o camarote da acessibilidade é a prova do trabalho do município para de fato incluir as pessoas com deficiência em todos os eventos. “O fato de ter um camarote da acessibilidade muito mais próximo do palco, mais próximo do calor da festa, isso é cidadania, é respeito, é dizer para nós, pessoas com deficiência, também fazemos parte das comemorações da cidade. É uma demonstração que é possível fazer todos participarem de uma festa maravilhosa como essa, cada um do seu jeito, da sua maneira, mas todos no mesmo espaço, compartilhando alegria e muito mais amor e paz para o ano que vem”, concluiu.
 
Como chegar ao Camarote
O acesso ao espaço pode ser feito pelas ruas Braúlio Costa ou François Hoald. Ao chegar na avenida Santos Dumont a travessia pode ser realizada pelas faixas de acessibilidade. Passando pelo estacionamento da Praia da Cinelândia, mais uma rampa de acessibilidade dá acesso à passarela de madeira que liga a orla à praia. Ao final da passarela, basta seguir pela área sinalizada, onde foi realizada a compactação do solo para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam acessar com maior facilidade o Camarote da Acessibilidade.

Para acessar
Para acessar, basta se dirigir ao espaço, que é gratuito e exclusivo para PcDs ou pessoas com mobilidade reduzida, e apresentar documento que comprove a deficiência.