Réveillon 2024: forças de segurança atuam de forma integrada para garantir tranquilidade ao público

Defesa Social e Cidadania
31/12/2023 00h11

A Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe atuam de maneira integrada para garantir a segurança do público que estará presente na Orla da Atalaia, nos dias 30 e 31, durante a programação especial do Réveillon 2024 na capital. O planejamento desenvolvido de forma antecipada conta com reforço do efetivo e aparato tecnológico que amplia a capacidade de monitoramento na área.

Por noite, trabalham cerca de 689 profissionais no esquema de segurança composto pelos efetivos da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), com 300 guardiões; Polícia Militar de Sergipe (PMSE), com 200 policiais militares; Polícia Civil, com 12 policiais; Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), com 42 bombeiros; além do reforço da segurança desarmada, com 55 profissionais contratados, e 80 bombeiros civis.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, indica que além do amplo efetivo e aparato operacional, a utilização de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial ampliam a efetividade da segurança. "São seis câmeras, estrategicamente posicionadas, que possuem essa tecnologia. Representantes da Guarda Municipal, da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUC), da Polícia Civil e da Polícia Militar atuam na base móvel de videomonitoramento da GMA, posicionada ao lado do palco, com acesso ao banco de dados de pessoas foragidas ou com mandado de prisão. Esse trabalho possibilita a prisão em flagrante", detalhou.

As ações foram cuidadosamente planejadas. "Realizamos diversas reuniões com todos os setores envolvidos para que possamos otimizar os trabalhos e proporcionar tranquilidade aos aracajuanos e turistas que estão aqui para aproveitar a festa", ressaltou o secretário.

Na área de shows, areia da praia, a Guarda Municipal realiza o patrulhamento preventivo e ostensivo, com apoio de viaturas, postos elevados, radiocomunicação, laser point, utilização de imagens obtidas a partir de drones. Cães farejadores também são empregados antes da programação para identificação de armas ou entorpecentes. O comandante da GMA, subinspetor 2ª classe Fernando Mendonça, salienta que além desse trabalho há reforço da segurança nos terminais de integração. "Com o Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM) realizamos patrulhamento preventivo, sobretudo nos terminais de integração e vias adjacentes", frisou.

Polícia Civil
A Delegacia de Turismo - DETUR, localizada na Orla da Atalaia, atua como unidade plantonista para o atendimento das ocorrências criminais que venham a ser registradas no local do evento, bem como na área circunscricional da DETUR (Atalaia e Coroa do Meio), das 19h dos dias 30 e 31, até às 7h dos respectivos dias subsequentes.

No local podem ser lavrados Boletins de Ocorrência, Termos Circunstanciados de Ocorrência, Autos de Prisão em Flagrante, Procedimentos relativos a Atos Infracionais, atendimento às demandas de ocorrências relativas aos Grupos Vulneráveis.

Polícia Militar
A Polícia Militar realiza o policiamento periférico, com atuação em toda a extensão da avenida Santos Dumont e adjacências, com especial atenção às vias de acesso ao evento e terminal de integração da Atalaia; policiamento de trânsito, com apoio à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); policiamento na faixa de areia.

São empregadas, durante a operação, 200 policiais por noite, 9 bases móveis, 22 viaturas, veículo de tarefa utilitária (utv), quatro motocicletas com o Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM), 12 conjuntos de cavalaria, além de 13 câmeras e aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que estará sobrevoando toda a área do evento.

Oito bases móveis estão distribuídas desde o farol do bairro Coroa do Meio até a rotatória do antigo Hotel Parque dos Coqueiros, com efetivo de patrulhamento no entorno desses pontos fixos. Para o policiamento periférico a PM atua com unidades especializadas como Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), GETAM, viaturas do Batalhão de Choque e Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).

De acordo com o tenente-coronel Thiago Costa, da PMSE, na areia da praia são empregadas viaturas do BPTur, com caminhonetes e utv. "Também temos 12 conjuntos do regimento de cavalaria, para maior mobilidade nessa faixa. O GTA também sobrevoará durante todo o evento, apoiando como plataforma de observação aérea às equipes terrestres. Além disso, temos 13 câmeras na área do evento, monitoradas pelo comando da operação", indicou.

Corpo de Bombeiros Militar
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe está presente no evento com trabalho de prevenção contra afogamentos e prontidão para atendimento a sinistros. Por noite, o efetivo é composto por 42 profissionais.

São empregadas viatura tipo Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABT/ABS); viatura tipo Unidade de Resgate (UR); viaturas tipo (UTV/PICKUP); viaturas de apoio e fiscalização; além dos materiais e equipamentos de combate a incêndio; materiais e equipamentos de corte, arrombamento e ancoragem; materiais e equipamentos de atendimento pré-hospitalar.