Na tarde desta terça-feira, 9, a Prefeitura de Aracaju concluiu o curso de capacitação dos conselheiros tutelares eleitos no pleito realizado em novembro de 2023 e que vão atuar nos próximos quatro anos. Participaram desta capacitação, realizada na faculdade Pio X, localizada no bairro Jabotiana, 90 conselheiros, sendo 30 titulares e 60 suplentes escolhidos em votação popular. Os conselheiros eleitos que irão atuar no quadriênio 2024-2027, tomarão posse nesta quarta-feira, 10, em evento na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, às 17h.
A capacitação foi realizada também nos dias 4, 5 e 8 de janeiro, totalizando quatro dias de aprendizado e troca de conhecimento sobre temas relacionados ao trabalho dos conselheiros tutelares, na prevenção e no combate de casos de violação de direitos contra crianças e adolescentes em Aracaju, como destaca a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Natália Dalto.
“Só toma posse o conselheiro que obtém no mínimo 75% de frequência do curso. É um curso que vai dar condições para o conselheiro atuar, exercer a sua função, porque aqui a gente passa por diversas temáticas, como funciona a rede de proteção da infância, o que é ser um conselheiro tutelar, quais as atribuições que estão no artigo 136 do ECA. O CMDCA vem, desde 2021, investindo na formação continuada dos conselheiros tutelares para que eles fiquem mais aptos a desenvolver essa tarefa e que eles venham atender melhor o nosso público, que são as crianças, os adolescentes e suas famílias. Tivemos uma renovação do Conselho Tutelar de Aracaju, então amanhã vai estar entrando pessoas que nunca foram conselheiros, outros estão voltando, então é um momento que a gente entende como importante”, disse.
Para a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) da Secretaria da Assistência Social de Aracaju, Catharina Menezes, que foi uma das orientadoras do curso, essa é uma forma de preparar, principalmente, aqueles que estão ocupando o cargo pela primeira vez. “Esses quatro dias foram muito importantes para que eles tenham uma noção do que vai ser o trabalho do Conselho Tutelar de Aracaju e também importante para que eles possam minimamente atuar de forma correta e, ao longo do período em que eles estarão ocupando o cargo, outros momentos de capacitação serão ministrados para que o trabalho de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes seja feito com qualidade”, afirmou.
“Desde o primeiro dia da capacitação, a gente vem com a perspectiva de construir, amadurecer e trocar conhecimento. Dentro desses eixos, todos os professores que estiveram aqui participando, debatendo como seria o trabalho dos conselheiros, se tornam de grande importância. A capacitação é contínua para que a gente possa levar a fundo o nosso trabalho, porque em cinco, três dias, a gente não consegue obter tudo de conhecimento, mas é lógico que se prestar atenção e buscar conhecimento com os outros amigos que já são conselheiros, com certeza a gente vai desenvolver um bom trabalho. Eu espero somar com os demais, construir esse trabalho que seja acolhedor, porque a criança é prioridade absoluta e dentro dessa prioridade, a gente quer ser parceiro da sociedade e não aquele conselho opressor”, ressaltou a conselheira eleita pelo 3° distrito, Maria Sônia dos Santos França.
Para o conselheiro eleito pelo 4° distrito, Gabriel Santos Vieira, a capacitação é primordial já que algumas pessoas estão assumindo pela primeira vez o cargo de conselheiro tutelar e ressalta que “para que ocorra uma maior efetividade no trabalho, sejam feitas parcerias”. “Esse momento de capacitação é muito importante para nós conselheiros, principalmente para os que estão chegando. É um momento de aprendizado, um momento de ouvir, de ver as experiências daqueles que já estão há um certo tempo, e para a gente aprender e colocar na prática. A posse vai ser um momento muito importante, para poder a gente exercer o nosso trabalho, em parceria com a comunidade, com as escolas, com os agentes de saúde, ser parceiro, amigo, estar sempre envolvido com a comunidade”, pontuou.