Semed se reúne com conselheiros tutelares para dialogar sobre a Matrícula Online 2024

Educação
16/01/2024 18h00

Na manhã desta terça-feira, 16, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação, se reuniu com os conselheiros tutelares da capital para dialogar acerca dos processos da Matrícula Online 2024 e dos preparativos para o início das aulas deste ano letivo. A reunião contou com membros dos Conselhos dos seis distritos do município e ocorreu na sede da pasta, que fica localizado no bairro Jardins.

Durante a ocasião, a Semed discorreu sobre ações que estão sendo feitas nas escolas, relacionadas à estrutura física e pedagógica. Também foram detalhados os procedimentos necessários e funcionamento de cada etapa da Matrícula. A Educação também respondeu a dúvidas dos conselheiros e ouviu suas necessidades, fortalecendo o amplo diálogo com os Conselhos.

Outro ponto apresentado pelo secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, foi o balanço de cadastros realizados da fase de transferência interna a da primeira etapa da matrícula para alunos novos, direcionada ao público-alvo da Educação Especial, elencando a quantidade de vagas confirmadas e as previstas para a próxima etapa, que são destinadas a todos os estudantes que desejam ingressar na rede.

"Na semana passada nós participamos da posse dos novos conselheiros tutelares e assim que finalizou nós marcamos essa reunião que simboliza este primeiro contato com eles. Calhou que estamos às vésperas da última fase da matrícula, que é para todos os alunos novos, e estamos explicando como está ocorrendo a expansão da nossa rede, o número de matrícula e de vagas até o momento, e outras informações pertinentes", explana o secretário.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Natália Dalto, também esteve presente na reunião. Segundo ela, este encontro é de fundamental importância neste momento, porque os conselheiros estão começando um novo mandato, tem muitos membros novos e é preciso ter esta articulação entre Educação e os órgãos, formando uma rede de proteção.

"Conversamos sobre a questão das matrículas, dos cadastros no Portal e sobre uma grande preocupação que todos temos, que é não deixar nenhuma criança fora da escola. Tiramos dúvidas, o professor Ricardo explicou como funciona este canal para que os conselheiros possam orientar os pais e ajudar a própria Educação neste processo de solicitação de vagas, contribuindo para que a população possa ter um ensino de qualidade e seus direitos resguardados e preservados", ressalta Natália.

Conselheira tutelar do 6º distrito de Aracaju, que contempla a região do bairro Santa Maria, 17 de Março e Zona de Expansão, Aline Ferreira diz que esse diálogo tem a grande importância de apresentar aos novos e antigos membros dos Conselhos, o funcionamento do ́sistema de matrícula na rede municipal de ensino de Aracaju. Ela faz um balanço positivo do que foi discutido.

"O secretário veio nos conhecer, nos parabenizar, e apresentar como é cada etapa do processo da Matrícula Online 2024. Os Conselhos Tutelares têm o papel fundamental de auxiliar na garantia dos direitos à educação por parte de crianças e adolescentes, promovendo um lugar de intermédio entre a população e a Educação. Nesta fase de solicitação de vagas, fazemos a altiva dos pais, ofertamos as orientações necessárias a eles e realizamos contato com a Secretaria quando é preciso, por isso é tão importante uma reunião como esta", relata Aline.