Prefeitura participa da posse dos membros do Fórum Municipal de Educação de Aracaju

Educação
16/01/2024 19h26

Nesta terça-feira, 16, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), participou da posse dos membros do Fórum Municipal de Educação de Aracaju, realizada no auditório da biblioteca Epiphanio Dória. Reconhecido como um espaço fiscalizador, deliberativo, participativo e pluralizador da educação de uma forma ampla e democrática, o Fórum deve discutir propostas e políticas públicas municipais para a educação como um todo, com a principal finalidade de acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE).

Na solenidade realizada, os empossados foram nomeados pelo prefeito de capital, Edvaldo Nogueira, com a Secretaria da Educação sendo colaboradora, participante e, também, empossada por meio dos seus profissionais que integraram a nova composição de membros. Sendo uma entidade permanente e suprapartidário de diálogo entre a sociedade civil e o governo municipal, o Fórum de Educação de Aracaju é composto por diversos órgãos e instituições, a exemplo da Semed, Câmara Municipal (CMA), Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), entre tantos outros, que auxiliam e analisam a tomada de decisões e ações no tocante a educação. 

Presente na posse, o secretário Municipal da Educação, Ricardo Abreu, destaca que o evento representa o momento de pronunciamento da sociedade aracajuana sobre qual educação ela deseja para as crianças e adolescentes da cidade. "Hoje, estão tomando posse os membros do do Fórum Municipal da Educação e são essas pessoas que vão propor uma lei que será o Plano Municipal de Educação de Aracaju. Elas também terão a incumbência de acompanhar e de fiscalizar a execução desse planejamento. Aqui, estão sendo empossadas pessoas que vão debater no âmbito municipal, estadual e nacional quais serão os destinos da educação pública e privada no Brasil. Hoje, talvez seja um dos dias mais simbólicos porque depois que nós convertermos a vontade popular em uma lei, caberá, então, aos representantes do povo, do prefeito, do governador e do presidente da República e aos seus secretários e ministros fazer com que essa vontade popular se materialize em políticas educacionais que, de fato, levem até a população aquilo que foi pactuado nessas instâncias”, observa. 

A secretária adjunta da Semed, Maria Antônia de Arimateia, explica que esta é a terceira composição de membros de Fórum de Aracaju, pois os planos da Educação têm um período de dez anos e já serão discutidas novas metas em uma grande conferência que será realizada no final do mês de janeiro deste ano.

“O Fórum existe para acompanhar as metas do plano de educação e fazer com que todos os organismos e instituições que estejam ligados às metas propostas possam conversar, acompanhar, fazer com que elas sejam alcançadas e instituir comissões e conferências para que, a cada dez anos, se possa renovar um novo compromisso com a educação brasileira, a educação estadual e, consequentemente, a educação municipal também. Sobre a posse dos membros, cada instituição tem uma forma própria de eleger os seus representantes, a partir daqueles que militam e que, no dia a dia, estão trabalhando e articulando a educação. Portanto, sendo composto por várias entidades, o Fórum é plural e deve sempre estar acompanhado por todos nós, por isso a Semed colabora e contribui”, declara.

Para o presidente do Sindipema, Obanshe Severo, o Fórum Municipal de Educação deve garantir a educação pública de qualidade para os filhos e filhas dos cidadãos aracajuanos. "É muito importante que a gente insista na instituição escola, que precisa funcionar e que precisa da execução plena do Plano Municipal da Educação. E é por isso que ele precisa ser acompanhado e analisado, com a gente participando da formulação do próximo decênio que vai, inclusive, determinar como será a educação pública aqui no nosso município. Portanto, precisamos que o Fórum funcione, já que temos a obrigação de estar em todos os espaços fazendo sempre o melhor e contribuindo para a educação não só do município, mas do estado e todo o país”,  ressalta.