Matrícula Online: Prefeitura de Aracaju disponibiliza rede de Wi-Fi pública nas 79 escolas municipais

Educação
17/01/2024 16h02

Promovendo a inclusão digital, todas as 79 escolas municipais da capital sergipana estão equipadas com rede pública de Wi-Fi. Esta é uma ação da Prefeitura Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que servirá de apoio aos pais e responsáveis que irão matricular seus filhos nas unidades de ensino da rede, mas que não têm acesso à internet e precisarão usufruir do serviço público. 

Com a etapa virtual de ingresso nas escolas aracajuanas, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, afirma que a Matrícula Online proporciona condições de equidade para toda a população.

“A partir da matrícula online, mães, pais ou responsáveis pelos alunos podem solicitar, em condições de igualdade, às vagas oferecidas pela Prefeitura. Este sistema tem se aperfeiçoado e a cada ano que passa tem ficado mais fluido, autoexplicativo e interativo, podendo ser feito de maneira prática, fácil. Tenho convicção de que, a exemplo dos anos anteriores, teremos um processo bem tranquilo, com conforto e segurança para a sociedade aracajuana", afirma. 

Com o ano de 2024 projetando uma maior procura de vagas na rede devido não só a sua ampliação, mas pela qualidade de ensino elevada a partir dos projetos pedagógicos desenvolvidos pela Semed em 2023, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Caio Davinis, reforça que o acesso é seguro e projetado para auxiliar os pais e responsáveis.

“É importante salientar que, por uma questão de segurança, esse processo de acesso ao Wi-Fi público pede um cadastro. Nele, os pais e responsáveis precisam ter um email e estar com seus dados em mãos para fazer o preenchimento e estar apto a utilizar a rede. Mas tudo isso é algo rápido e simples. Além do mais, depois desse primeiro cadastro, o acesso continua ativo e será conectado em qualquer uma das 79 unidades municipais. Esse cadastro existe por uma questão de segurança e para que Semed consiga ter um domínio melhor sobre o que acontece dentro de toda infraestrutura lógica da secretaria”, explica Caio.

Com cartazes explicativos do passo a passo de como se conectar, os familiares também podem contar com o suporte de técnicos presentes nas escolas. 

“Nas paredes das unidades estão colados prints que ensinam o passo a passo bem detalhado, numa simulação do celular para que o pai já tenha uma noção de como vai funcionar. Mas, além disso, nas principais fases da matrícula, a secretaria vai disponibilizar técnicos nas escolas com maiores demandas, para dar suporte não só na conectividade do Wi-Fi, mas também um apoio de como procurar uma vaga, verificar se elas já esgotaram e etc. É importante destacar que o Portal da Matrícula se comporta tão bem no celular quanto no computador, porque a gente trabalha com sistemas responsivos, fazendo com que a tela do celular se adapte aos formulários e aos campos obrigatórios de preenchimento”, informa o diretor.