Prefeitura leva mutirão de limpeza a diversos bairros de Aracaju

Serviços Urbanos
29/01/2024 16h15

Capinação, varrição, pintura de guias e coleta de resíduos. Esses são alguns dos serviços que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), levou nesta segunda-feira, 29, a ruas e avenidas dos bairros Cidade Nova, Santos Dumont, Siqueira Campos, Coroa do Meio, São José e Santa Maria.

Essas ações, realizadas em regime de mutirão, simultaneamente em diversos pontos, estão inseridas na programação operacional da empresa e têm como objetivo manter os locais limpos, organizados e conservados, conforme explicou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

“Temos um planejamento preestabelecido para estes serviços rotineiros de modo que as equipes percorram toda a cidade em um intervalo de tempo que pode chegar até três meses. Entretanto, sempre que detectada a necessidade de reforço na higienização dos ambientes, principalmente pelo nível alto da vegetação ou acúmulo de resíduos nas vias, enviamos os agentes para atuar na resolução dessas problemáticas”, detalhou.

Além disso, segundo o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, a frente de serviços é focada não apenas na limpeza urbana, mas também em situações que podem interferir na saúde da população com o surgimento de vetores, a exemplo do mosquito Aedes aegypti. “Por isso, os agentes são orientados a recolherem, de imediato, qualquer material ou recipiente que acumule água e ,assim, aumente a probabilidade de proliferação do mosquito”.

O reforço nas ações de limpeza desta segunda foi motivo de reconhecimento para a cabeleireira Edivânia Batista dos Santos, moradora do bairro Cidade Nova, na zona Norte da capital. “É maravilhoso acordar e se deparar com a equipe aqui na porta de casa varrendo, capinando e deixando tudo limpo. Em breve vamos ter um bloquinho aqui na rua e sei que vai ficar tudo em ordem para o pessoal se divertir. Isso sem falar da coleta do lixo que passa certinho no dia e horário e a turma que trabalha é animada e educada. São serviços mais do que aprovados”, comentou satisfeita.

A opinião positiva também partiu da comerciante Rosilda Matos, que circula pela região vendendo doces. “Não tem coisa melhor do que ver o pessoal limpando as ruas, eu não sou moradora desse bairro, moro no 18 do Forte, aqui do lado, mas sempre estou por aqui para vender meus doces e biscoitos e andar em um local limpo é muito melhor”, destacou ela ao frisar que a manutenção do trabalho passa, sobretudo, pela contribuição da comunidade.

Solicitação dos serviços
Mesmo com a oferta periódica dos serviços de limpeza em todos os bairros do município, assim como o contínuo monitoramento em áreas onde ocorre descarte impróprio de rejeitos, a Emsurb viabliza para os cidadãos um contato direto para solicitações, através da Ouvidoria, no telefone 3021-9908 ou e-mail para ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br.