Prefeitura realiza reparos na torre do relógio do Mercado Municipal Antônio Franco

Serviços Urbanos
01/02/2024 13h00

A torre do relógio do Mercado Municipal Antônio Franco, um dos cartões postais da região central de Aracaju, está passando por reparos. A obra, coordenada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão responsável pelo gerenciamento do espaço de compras, é mais uma ação da Prefeitura de Aracaju para fomentar o turismo no local.

Nesta primeira etapa do serviço, que abrange a limpeza e revitalização da pintura desgastada pela ação do sol e da chuva, uma máquina elevatória está sendo utilizada como forma de otimizar o procedimento, além de servir como suporte para os técnicos no acesso às estruturas externas do monumento. A atividade segue o cronograma estabelecido pelo setor de Engenharia e Manutenção Predial da Emsurb.

“Além de servir como referência cultural e espaço de turismo em nossa cidade, os mercados centrais representam muito para a economia local. Por isso, a gestão municipal, através da Emsurb, está sempre atenta e empenhada no sentido de garantir que estes locais estejam limpos e organizados, estimulando a venda dos nossos permissionários, bem como promovendo um ambiente seguro para os turistas e frequentadores”, enfatizou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Dona Maria Delzuita, uma das comerciantes mais antigas do local, ressaltou os benefícios com a realização dos trabalhos de recuperação, executados nos últimos dias. ”Eu fico satisfeita em acompanhar todo e qualquer processo de melhoria aqui no mercado. Esse relógio, por exemplo, é parada obrigatória e todos os turistas gostam de fazer fotos. Então, essa pintura vai deixar ainda melhor. Não vejo a hora de ver o serviço concluído”, pontuou a vendedora de artigos religiosos.

Quem também se mostrou otimista com o andamento da obra foi Josilene Santos, que comercializa confecções e artesanato no mercado. “É difícil alguém entrar no Mercado Antônio Franco e não parar pra tirar uma foto ou selfie nesse relógio. Virou um ponto turístico da cidade. Por isso, acho positiva essa preocupação da Prefeitura em manter o local conservado, pois acaba contribuindo com as nossas vendas, principalmente nessa época de alta estação onde o fluxo de turistas é maior”, comentou ela.

Outras melhorias
Desde o início do ano, após um levantamento minucioso das principais demandas dos centros de compras, a Emsurb executa um trabalho contínuo de melhorias também no Mercado Maria Virgínia Leite Franco, onde realizou a substituição das telas moedas do parapeito do piso superior que estavam danificadas e renovação das portas nos banheiros. Além disso, o Mercado Antônio Franco recebeu, também, reparos na cobertura de alguns boxes após a conclusão do serviço de impermeabilização.

“Para os próximos dias, durante o feriado de Carnaval, estão programados a pintura do rol de entrada do Antônio Franco, além de um grande mutirão de limpeza e manutenção”, informou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo.