Zoonoses na Comunidade leva vacinação antirrábica e coleta para exames ao Getúlio Vargas

Saúde
02/02/2024 12h05

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), levou ao bairro Getúlio Vargas, nesta sexta-feira, 2, mais uma ação do Zoonoses na Comunidade. A ação, realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, objetivou vacinar cães e gatos acima de 3 meses contra a raiva, realizar exames de leishmaniose visceral canina, entregar coletores para exame de esquistossomose, além de distribuir material educativo.  

A ação acontece a partir do trabalho executado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com o agente de combate a endemias e coordenador de Leishmaniose, Francis Willian, o Zoonoses na Comunidade foi retomado este ano para atender mais tutores que, possivelmente, ainda não vacinaram seus animais.

“O Getúlio Vargas é o quarto bairro que visitamos, neste ano, para vacinar contra a raiva e testar cães e gatos da leishmaniose. Para os tutores, estamos oferecendo exames de esquistossomose. O propósito da ação é chegar a todos os bairros da capital”, explica Francis Willian.

A tutora Rosimeire dos Santos adotou dois cães, Luck e Kyara, recentemente, e já buscou a garantia da proteção contra a raiva.

“Tenho um neto de 15 anos que é autista e os cachorros têm 3 meses e são muito companheiros do meu neto, que não gosta de ter amizade com ninguém. Eu cuido muito bem de Luck e Kyara, por isso vim até aqui vacinar, já que moro perto. O meu neto é quem dá comida, cuida também, me ajuda a dar banho e eu tenho os cachorros mais para fazer companhia a ele”, conta Rosimeire.

Adir Maria da Silva é tutora de animais desde sempre, escolhendo estar sob a companhia deles em casa junto da família. Mali é sua companheira e de seus familiares também, responsáveis pela escolha do nome. “[Mali] É um país africano, que meus meninos escolheram”, pontua.

Segundo ela, foi uma positiva a surpresa ao saber da vacinação nesta sexta-feira, ao sair da Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza.

“Tento manter a vacinação de Mali em dia, mas às vezes viajo e meus meninos é quem ficam com ela, dão banho, mas não se lembram de olhar o jornal para saber o dia da vacina. Ela ainda perdeu uma vacinação no ano passado, mas ainda hoje cedo vim ao posto e fiquei sabendo da vacinação. Que bom. Agora ela não vai ter que esperar mais tempo”, relata Adir Maria.