População reconhece benefícios do serviço de limpeza de canais realizado pela Prefeitura

Serviços Urbanos
09/02/2024 10h00

Os benefícios do serviço de limpeza dos canais da rede de drenagem da capital, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), são reconhecidos pela população aracajuana diariamente.  "O ar chega a mudar depois da limpeza de canal aqui do meu bairro”, conta o aposentado Lenaldo Gomes da Cruz, de 73 anos, morador do 17 de Março, um dos bairros atendidos nesta semana pelo serviço.

“Esta é uma ação que beneficia a todos os moradores, nos deixando livres de insetos e doenças. Como idoso, sinto-me mais seguro quando vejo as equipes da prefeitura chegando para realizar o trabalho e por saber que o poder público se preocupa com a nossa qualidade de vida. Por isso, estão de parabéns por não permitir o acúmulo de lixo e por promover o bem-estar de todos", completa o morador.

Este ano, 39 canais já passaram por atividades de higienização, um serviço que prioriza a prevenção de alagamentos e focos de doenças, com a remoção de resíduos e a desobstrução do leito. Periodicamente, a Emsurb retira dos canais entulhos, vegetação e lixo descartado de forma irregular, e realiza também serviços de capinação.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destaca que os serviços de limpeza de canal priorizam o bem-estar dos moradores e, consequentemente, evitam situações que afetem toda a comunidade, como os alagamentos. "Ainda priorizamos a melhoria da qualidade de vida da população que vive nas proximidades do canal. Essa ação faz parte de um trabalho contínuo para a preservação e cuidado com a limpeza pública, abordando questões que vão desde a saúde pública até o ordenamento e estética da cidade", frisou.

Moradora do bairro 17 de Março há mais de dez anos, a dona de casa Cláudia Rodrigues, 36, comemora a chegada das equipes para a limpeza nas proximidades da sua residência. Segundo ela, as equipes da Emsurb trabalham prontamente para manter o espaço limpo. "Há uma melhoria visível na limpeza de canal aqui da região com o cronograma da Prefeitura, com a limpeza recorrente temos acesso a uma via mais higienizada, principalmente, para as nossas crianças e idosos”, enalteceu.

Além do bairro 17 de Março, ao longo desta semana, receberam as equipes de limpeza de canal da Emsurb, segundo o cronograma estabelecido pela Diretoria de Operações (DIROP), os canais localizados nos bairros Centro, Cirurgia, São José dos Navegantes, Japãozinho; 13 de Julho; Dom Luciano; Olaria; Santos Dumont; Jardim Centenário; Porto Dantas; Farolândia; Suíssa e Santa Maria. O coordenador de Limpeza de Canais, Fellippe Brasil, explica que os métodos priorizam o bem-estar, não apenas dos moradores das localidades, mas também a facilitação do processo de recolhimento dos resíduos descartados de forma irregular.

"Os serviços de limpeza de canais priorizam o monitoramento e a fiscalização de pontos críticos da capital semestralmente. Com base nas necessidades de cada bairro, diminuímos o intervalo entre as intervenções e priorizamos o método adequado a cada estrutura de canal. No caso do método de barragem móvel, há uma prioridade pelas estruturas de concreto e dessa forma controlamos o fluxo e conduzimos o trabalho de forma manual", afirmou.

O gerente de limpeza da Emsurb, Lauro Maia, explica que a limpeza de canais mecanizada é realizada por escavadeira hidráulica ou retroescavadeira. A escavadeira hidráulica é manuseada em canais mais largos e terrenos com canais naturais, proporcionando uma limpeza mais detalhada. Por fim, a retroescavadeira é utilizada em canais críticos e de difícil acesso, além de realizar a desobstrução da rede," destacou.
Para solicitar o serviço de limpeza de canais, a Emsurb disponibiliza diversos meios de atendimento, como a Ouvidoria, no telefone (79) 3021-9908, e-mail, no endereço ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br, e também através da plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju.