Emsurb ordenará comércio ambulante no Rasgadinho

Serviços Urbanos
10/02/2024 12h31

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), assim como em edições anteriores, atuará dando suporte logístico no que abrange a organização do comércio ambulante durante o tradicional Carnaval Rasgadinho. O evento começa neste sábado, 10, e segue até terça-feira, 13, pelas ruas dos bairros Cirurgia e adjacências.

“O intuito é facilitar a organização dos vendedores ambulantes de modo que todos os presentes no evento possam se divertir. Os vendedores vão garantir uma renda extra nesse período e o folião vai se divertir com segurança, sabendo que a Prefeitura de Aracaju fiscaliza o comércio, exige certificado de segurança alimentar e impede a venda de garrafas de vidro”, ressaltou o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.

Por isso, na manhã deste sábado, no local do evento, a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) realizou o sorteio para definir os 73 pontos fixos ocupados pelos vendedores interessados em comercializar comidas e bebidas nos quatro dias de evento.

“Abrimos o cadastro às 8h e, em seguida, às 9h30, realizamos o sorteio através da plataforma Sorteador na presença das 171 pessoas inscritas. Foi um sucesso. Tudo feito com muita transparência e os contemplados já estão organizados, conforme os espaços previamente demarcados. É importante ressaltar que, atendendo a uma recomendação do Corpo de Bombeiros de Sergipe, não será permitido o uso de botijão de gás pelos comerciantes ambulantes e os nossos fiscais estarão atentos a essa orientação”, explicou o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo.

Para manter o ordenamento, 24 fiscais, divididos em dois turnos, trabalharão no monitoramento. O primeiro das 12h às 18h e o segundo das 18h à meia-noite. De acordo com Bira, os pontos de comercialização foram setorizados por atividade: isopor, drinks e diversos (comidas e bebidas) e estão localizados na avenida Pedro Calazans - trecho que compreende a Praça da Bandeira e a rua Maruim.

“A apresentação do certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos também foi uma das exigências para quem vai comercializar drinks e comidas”, destacou Bira, que, na ocasião, informou ainda que não será permitida a venda de bebidas em garrafas de vidro. 

Maria Luzenira da Conceição chegou cedo na área do cadastro e garantiu a sua inscrição. Sorteada, a comerciante demonstrou otimismo com as vendas. "Participo vendendo comida desde a fundação do Rasgadinho. Estou muito feliz em ter sido mais uma vez contemplada. Tenho certeza que este ano as vendas serão muito boas”, disse a comerciante de espetinho, enquanto observava o ponto demarcado pelos fiscais da Diretoria de Espaços Públicos.

O casal Ana Lúcia Santos e Robson Almeida também foi sorteado. Eles irão comercializar pastel e caldo de cana, cumprindo as normas acordadas pela empresa municipal. “A Prefeitura está de parabéns pelo processo de organização dos ambulantes aqui na área do Rasgadinho. A atuação do pessoal da Emsurb vai ajudar ao comerciante, assim como eu, vender de forma justa e organizada, evitando confusão”, pontuou.