Projeto Verão 2024: skate e patinação integram programação esportiva como práticas urbanas

Agência Aracaju de Notícias
29/02/2024 14h50

No próximo final de semana, 1º, 2 e 3 de março, a capital sergipana será palco de um evento que se tornou tradição para aracajuanos, sergipanos e turistas nessa época do ano: o Projeto Verão, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe. Entre atividades esportivas e shows na Orla da Atalaia, o final de semana garante lazer e diversão para todos aqueles que comparecerem ao evento. Este ano, uma novidade que fará parte da programação do evento é a inserção de esportes de modalidade urbana, sendo eles o skate e a patinação.

Além dos esportes típicos da região litorânea, como o surf, futevôlei e vôlei de praia, por exemplo, a novidade para o Projeto Verão 2024 proporcionada com as duas novas modalidades deve atrair ainda mais público para a festa. No sábado e domingo, das 14h às 18h, quem estiver no calçadão da Praia da Cinelândia poderá participar de oficinas, apresentação e aulão ao público de skate e patinação, respectivamente. A expectativa é de que a inserção dessas duas modalidades atraia novos públicos para o evento, com o intuito de propagar conhecimentos, curiosidades e aprendizados a respeito de cada uma delas.

De acordo com o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, a ideia este ano foi levar ao espaço de praia, além dos esportes típicos do verão, praticados na área litorânea, aqueles que também podem ser praticados na área urbana, aproveitando o espaço disponível no calçadão da Praia da Cinelândia.

“O Projeto Verão traz no seu DNA as práticas esportivas e, por se tratar desta estação do ano, não quer dizer que traremos apenas modalidades praticadas na areia, ou seja, toda aquela área esportiva próxima de onde vão acontecer as atividades culturais e artísticas, nós tentamos aproveitar ao máximo. Foi por isso que fugimos um pouco também da areia da praia, das modalidades aquáticas para aproveitar os espaços, incluindo o skate e a patinação na programação, aproveitando toda a área, democratizando ainda mais o acesso e a participação de toda a população de Aracaju”, conta o gestor.

Para o skatista profissional, Charles Starrett, responsável pelas oficinas e aulão que serão disponibilizados para o público no primeiro dia de evento – sábado, 2 –, bem como pela competição que será realizada no local, a chegada do skate no Projeto Verão surge como uma oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre o esporte que, recentemente, foi inserido nas modalidades disputadas nas Olimpíadas e que na última edição dos jogos trouxe destaque para atletas brasileiros.

“É importante poder divulgar esse esporte. Como o skate é muito livre, a gente fica muito na rua e às vezes as pessoas acabam não tendo um contato tão próximo com essa modalidade no dia a dia. Por isso, uma das ideias que tivemos foi de fazer um aulão, para quem tem essa curiosidade. No evento, quem quiser vai poder aprender a andar de skate, a subir, a rolar. O foco é para todo mundo. A gente quer atingir tanto o pessoal que tá começando e que nunca subiu no skate, como também a galera que já anda, que faz algumas manobras. A gente vai colocar alguns obstáculos no dia para quem quiser se divertir um pouco, e quem quiser aprender também temos instrutores que vão estar lá para auxiliar a galera que tá começando. Agora, a gente precisa estar cada vez mais perto da galera para que todos conheçam o skate e consigamos novos adeptos desse esporte olímpico”, explica.

No domingo, 3, é a vez do patins dominar a área do calçadão da Praia da Cinelândia, reunindo profissionais, amadores e curiosos sobre o esporte que faz os praticantes flutuarem sobre as rodinhas dos equipamentos na vasta pista de patinação presente no local. O professor de patins, Cláudio Henrique Franchi, detalha os benefícios da patinação para as pessoas e relata o potencial de crescimento dessa prática esportiva, assim como ocorreu com o skate.

“Graças à inserção da patinação na programação, a gente pode mostrar como o patins pode ser utilizado, tanto para manobra, como por questão de hobbie, de aproveitar para ter uma saúde melhor, ou só para curtir mesmo. Desde que eu era pequeno já tinha interesse na patinação, então a gente acaba evoluindo para a patinação urbana, artística, de manobra, e uma das coisas que a gente luta é para que o patins cresça e, quem sabe, chegue nas olimpíadas”, destaca. 

Na programação esportiva, as atividades relacionadas ao skate serão realizadas no sábado, 2, na área de pista de patinação do calçadão da Praia da Cinelândia, das 14h às 18h, com oficinas e aulão ao público, além de competição e apresentação de manobras. Já no domingo, 3, o espaço do mesmo local será utilizado para a prática da patinação, das 14h às 17h, com apresentações e aulão para o público.