Corrida Cidade Aracaju: população comemora inscrições presenciais no lote extra

Agência Aracaju de Notícias
29/02/2024 10h50

A Prefeitura de Aracaju abriu um lote extra de mil vagas para a 39ª Corrida Cidade Aracaju visando garantir a participação de mais pessoas no maior evento esportivo da capital. Diferente das outras três etapas de inscrições, desta vez as vagas foram preenchidas de forma presencial, nesta quinta-feira, 29, na quadra do Geraldão, anexa ao Parque Aquático Zé Peixe, no bairro 13 de Julho. A população celebrou a iniciativa da gestão municipal, que possibilitou a participação de quem tinha ficado de fora.

As inscrições, marcadas para serem iniciadas às 7h, foram antecipadas, com abertura às 6h15, devido à quantidade de pessoas na fila desde a madrugada. O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, destaca que a modalidade presencial para inscrições do novo lote foi essencial para atender a um pedido dos corredores interessados. O gestor ressalta que muitas pessoas não conseguiram garantir a vaga nos primeiros lotes disponibilizados no site, principalmente idosos e pessoas com deficiência, por isso a Prefeitura decidiu ampliar a forma de inscrição na corrida.

“Nós optamos por fazer presencial e eu tenho certeza que foi uma decisão acertada, mostrou a sensibilidade do prefeito em valorizar a corrida e atender a essa demanda porque tinha muita gente que não tinha conseguido. Então, ao fazer presencial esse último lote, nós possibilitamos que todos disputem em igualdade. Está sendo um movimento incrível, às 5h da manhã já passamos de 200 e, diante disso, como nós estamos respeitando a ordem de chegada, entregando senha numerada, entendemos que, por uma questão de segurança e respeito às pessoas, em sua maioria idosos, antecipamos um pouquinho o atendimento”, informou.

O atendimento foi realizado de forma rápida e dinâmica, em fila única. As pessoas foram direcionadas para os dez guichês disponíveis, e cada participante recebeu um código que garante a vaga. Desse modo, a inscrição foi feita em pouco tempo e com praticidade.

José Renato dos Santos, de 77 anos, é um dos corredores mais antigos do evento. Este ano ele completa a vigésima participação na Corrida Cidade de Aracaju, na categoria de 24 km. O corredor conta que enfrentou dificuldades com a inscrição online, e com o lote presencial pôde garantir mais um ano de corrida pelas ruas da capital. “Faço parte da equipe ‘Pé no Chão’, vim fazer minha inscrição porque não consegui pelo site, porque não tenho muita habilidade com essa parte de informática. Sem essa oportunidade este ano, eu ia ficar de fora. A expectativa da corrida é grande. Desejo que a gente chegue bem e faça no tempo desejado”, declarou.

Marisa dos Santos, autônoma de 49 anos, vai participar da corrida pelo terceiro ano e relata que tentou a inscrição nos três lotes ofertados através do site, mas também não conseguiu. Hoje, ela teve a oportunidade de garantir a vaga com o lote extra. “Hoje eu consegui, foi ótimo e rápido, cheguei às 6 horas e já vou sair antes da hora de ir trabalhar. É muito gratificante da parte do prefeito colocar essas mil vagas. Na minha primeira corrida me apaixonei pelo esporte e quero correr sempre, estou me preparando e correndo todas as manhãs”, relatou.

Com o lote extra, a Prefeitura amplia para 9 mil o número de inscritos na corrida. Nos lotes anteriores, disponíveis para inscrições via site, as vagas foram encerradas nos primeiros minutos de abertura, o que demonstra a alta procura pela corrida. Conforme apontam relatórios da Ticket Sports, empresa responsável pelas inscrições da competição, a prova aracajuana foi mais procurada até mesmo que a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, realizada anualmente na capital paulista.

O paratleta da modalidade do triciclo Carlos Costa tem 49 anos e a 39º edição da Corrida Cidade Aracaju marcará a sua primeira prova na modalidade. Para ele, o esporte significa qualidade de vida e renovação, e com o novo lote presencial ele tem a oportunidade de fazer história pelas ruas da capital. “Eu não consegui fazer online porque as vagas acabaram muito rápido quando eu tentei fazer a inscrição. Então, com o apoio do secretário e do prefeito, que viram que tinham muitas pessoas querendo participar, abriram essas mil vagas presenciais. Aqui me atenderam bem, não só eu como as outras pessoas, me deram a ficha de prioridade e foi um atendimento de muita qualidade, sem bagunça e tumulto. Muitos ficaram pela madrugada como eu, mas graças a Deus está dando tudo certo. Esporte é isso, é você ter esforço e objetivo”, disse.

Até mesmo quem conseguiu fazer a inscrição online, esteve presente nesta quinta-feira, na inscrição presencial, para incentivar outras pessoas. É o caso de Dona Isabel, de 66 anos, que mora em Itaporanga D'Ajuda. Ela realizou a inscrição pelo site e levou a irmã para se inscrever, para que pudessem correr juntas. “Ela não conseguiu se inscrever, então vim acompanhar. Como eu amo correr, este ano vou correr 10 km e estou dando o incentivo para ela correr também. Essa foi uma boa iniciativa para quem ficou de fora, nós fizemos manifestações e o prefeito colocou as novas vagas”, falou.

A médica de 51 anos Ana Angélica também já tinha realizado a inscrição online para a grande corrida, mas reivindicou as novas vagas para quem não conseguiu fazer nos três primeiros lotes e fez questão de prestigiar o evento. Para ela, a ação da Prefeitura contribuiu para mil novos sorrisos no dia da corrida. “Foi uma luta e eu quero agradecer a sensibilidade do prefeito Edvaldo, já tinham 8 mil inscrições online feitas, porque o mundo é online, mas ele teve uma sensibilidade imensa quando foi procurado. É muito importante ter um prefeito atleta e eu fiz questão de estar hoje nesse momento. É a minha quarta corrida, vou fazer os 24 km”, contou.

O chaveiro de 53 anos Alexandre Alves se inscreveu presencialmente no lote extra na categoria de 10 km e está feliz em poder participar da corrida pelo segundo ano. “Quando eu ia tentar a inscrição online já tinha acabado, então hoje está muito bom o processo. É muito inteligente da prefeitura fazer esse novo lote presencial porque dá mais oportunidades às pessoas e também só pode fazer a inscrição quem realmente vai correr, não pode outra pessoa fazer para vários corredores, achei isso muito bom. Eu não vou para disputar, vou pela diversão, acho muito legal participar e corro sempre na medida do possível”, ressaltou.