Equipe do BID encerra missão em Aracaju e atesta celeridade dos projetos na capital

Agência Aracaju de Notícias
29/02/2024 15h51

Após dois dias de intensos trabalhos e visitas, a equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) encerrou, nesta quinta-feira, 29, a missão em Aracaju. Os técnicos da instituição financeira estiveram na cidade para acompanhar o andamento dos projetos que a gestão municipal executa com recursos do contrato com o banco, um investimento que totalizam 75 milhões de dólares - cerca de R$ 300 milhões. Ao participar da reunião de encerramento da missão, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a relevância da visita ao município, definindo-o como “um momento significativo para a capital”.

“Foi uma grande felicidade tê-los em Aracaju, nos últimos dois dias, e poder mostrá-los os avanços dessas obras que estão transformando a nossa cidade. A construção da avenida Perimetral Oeste, por exemplo, considerada como uma das principais obras do programa ‘Construindo para o Futuro’, foi algo bastante planejado, sobretudo, pelos impactos que ela promoverá na mobilidade urbana, na habitação social e na preservação do meio ambiente. Então, poder visitá-la, ao lado de vocês e ver esse olhar diferenciado, atestando o andamento célere das intervenções, foi muito importante”, destacou Edvaldo.

O gestor acrescentou, ainda, que não só o empréstimo é de grande importância para a cidade, mas também toda expertise da equipe do banco, que contribui para o desenvolvimento da cidade, ajudando a encontrar soluções para os problemas. “A parceria com o BID é muito importante para nós e para Aracaju. Esse trabalho em equipe é o que faz a coisa andar e tem sido muito importante para os resultados que nosso governo tem alcançado. Então, muito obrigado pela vinda a Aracaju, e tenham a certeza de que continuaremos empenhados para entregar todas as obras, assegurando benefícios significativos para a nossa  população”, reiterou.

Os representantes do BID agradeceram a receptividade do prefeito e da equipe que os acolheu de forma transparente e tranquila. Eles também elogiaram o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo na cidade, a partir do Programa de Requalificação Urbana. Os técnicos também parabenizaram a gestão pelo avanço das obras, executadas através do contrato com o agente financeiro. Na avaliação da comitiva, a gestão municipal tem cumprido todas as etapas estabelecidas no contrato, o que favorecerá a celeridade das obras financiadas. Eles também ressaltaram que  a condução das ações pela administração de Aracaju está em total acordo com o que o Banco Interamericano espera. 

A coordenadora geral da Unidade de Coordenação do Programa de Requalificação Urbana (UCP), Michele Lemos, pontuou que a visita teve um resultado bastante positivo e que os trabalhos realizados com o empréstimo estão andando de forma muito satisfatória. 

“Todos esses dias em que realizamos as visitas junto ao banco foram de muito proveito, alcançamos um resultado positivo. Somos sempre muito gratos ao BID porque temos a oportunidade de melhorar e mostrar as boas práticas que estamos executando, ao longo do período de intervalo entre uma missão e outra. A perspectiva foi positiva e vamos continuar avançando na melhoria dos nossos  serviços em prol da comunidade”, afirmou Michele.

Inspeção

Entre as obras inspecionadas nas visitas estiveram as três etapas da avenida Perimetral Oeste, o novo conjunto habitacional do bairro Lamarão e a revitalização do Parque da Sementeira. O primeiro destino foi a terceira etapa da construção da avenida Perimetral Oeste, onde está sendo aberta uma nova via, no bairro Lamarão. Logo após, o prefeito, representantes da Unidade de Coordenação do Programa de Requalificação Urbana (UCP) e secretários levaram a equipe da missão do BID para verificar a área onde está sendo erguida uma ponte sobre o Riacho do Cabral, com 337,4 metros de comprimento e 26 metros de largura, ligando os bairros Bugio e Soledade. A comitiva também vistoriou o trecho em que está sendo feita a ligação entre os bairros Bugio e Jardim Centenário.