Projeto Verão 2024: jovens competidores elogiam estrutura da Tenda Games

Agência Aracaju de Notícias
01/03/2024 21h00

O Projeto Verão 2024, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe, já começou e está proporcionando, para aracajuanos e turistas que frequentam a Orla da Atalaia, na região do Calçadão da Praia da Cinelândia, uma série de atividades culturais e lúdicas, como a Batalha de Slam, Danças Folclóricas, mostras do AjuPlay, entre outros. Um dos pontos de destaque na programação desta sexta-feira, 1º de março, foi a Tenda Games, que reuniu, principalmente, jovens e adultos para acompanhar as disputas dos mais famosos jogos eletrônicos: LOL, FreeFire, CS Go, Valorant, EFOOTBALL, Streete Figth 2, FIFA, Pocket Bravery, EAFC 24 e Grand Blue.

Entre uma partida e outra, o público vibrou com as jogadas especiais e também com as derrotas, típico de campeonatos como esse. Além da torcida, os jogadores se expressaram com ênfase nas comemorações ou lamentos, as vitórias e derrotas. Assim como os times, que aguardavam o momento de assumir o controle do PC ou smartphone para iniciar uma nova partida, evidenciaram a ansiedade para disputar rumo à primeira colocação.

De acordo com o presidente fundador da Federação de Esporte Eletrônico em Sergipe, Danilo Tavares, a disputa reúne times da capital e do Estado, bem como de cidades de fora, que vieram até Aracaju para participar especificamente da competição de jogos eletrônicos do Projeto Verão. Ele destaca os pontos positivos do investimento da gestão nesse tipo de entretenimento, que incentiva, ainda, os jovens da capital sergipana a se profissionalizarem no setor de games. O presidente também enfatizou a qualidade da infraestrutura instalada para a realização do evento.

“É muito importante ter esse tipo de apoio, principalmente em um evento como o Projeto Verão. É o nosso terceiro ano aqui, realizando o campeonato de esporte eletrônico, que a gente preparou, principalmente para o evento, e abrimos para todo o Nordeste. Contamos com a surpresa de ter mais de 20 equipes e mais de 500 atletas. É gratificante esse apoio que recebemos para esse projeto, que trabalha na base dos jogos eletrônicos, pois tem muitos jovens que precisam aparecer, de ter uma oportunidade e experiência de um nível de competição como essa, que tem uma estrutura de grandes competições e ligas nacionais”, disse.

O estudante de jornalismo, Gabriel Nascimento, participou da competição jogando Valorant, e elogia a qualidade da estrutura montada pela Prefeitura. “Aracaju é uma cidade que tem pouco disso e essa é uma oportunidade excelente. A estrutura está ótima na praia, com as cabines, proteção de som e climatização. Participei no ano passado da competição aqui no Projeto Verão 2023, e também estive em outras na Bahia. Posso afirmar que o nível de estrutura daqui, com certeza, é muito bom, e está a altura do que acontece em outros lugares”, disse

Cauã Costa, que atua no ramo do marketing, esteve presente na Tenda Game para torcer e incentivar o amigo. Foi a primeira vez que ele presenciou de perto, no Projeto Verão, a disputa nos jogos eletrônicos. “Estou gostando bastante, a estrutura tá bem massa, a galera bacana, que joga bastante, e eu vim acompanhar meu amigo que também vai disputar. Como amigo, temos que fortalecer nossos parceiros, pois amigo é pra isso, tem que ajudar. É a primeira vez que venho aqui e pretendo vir domingo também, assistir outro amigo que também vai jogar. A galera que está chegando agora acaba ganhando muito destaque com isso”, pontuou.

Pronto para disputar a semifinal de Free Fire, Junior Menezes, de Nossa Senhora do Socorro, e toda sua equipe, da Trix e-sports, da qual ele faz parte, estavam empolgados com a competição. É a primeira vez que ele participa dos eventos da Tenda Game durante o Projeto Verão, mas já nota como a programação do espaço concede oportunidade para jovens que podem se transformar em futuros profissionais dos e-sports.

“Estamos na semifinal, a competição está acirrada, mas a gente veio para ganhar. É a primeira vez que eu vim jogar presencial e na Orla, isso é maravilhoso. Está sendo muito bem organizado, tenho que parabenizar a Prefeitura que está organizando tudo isso. Na sala, a gente  joga no ar condicionado, tudo muito tranquilo. Espero que no próximo ano tenha novamente para poder dar oportunidade, dar visibilidade para muitos jogadores bons que nosso estado tem e que ainda são pouco conhecidos”, relata.

Projeto Verão 2024
Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.