Projeto Verão 2024: sergipanos, turistas e empreendedores comemoram início do evento

Agência Aracaju de Notícias
01/03/2024 23h05

Até este domingo, 3, a Orla da Praia de Atalaia, em Aracaju, será palco de um dos maiores e mais tradicionais eventos da capital sergipana. O Projeto Verão 2024, aberto na noite desta sexta-feira, 1º, atraiu milhares de pessoas para um dos principais pontos turísticos do estado. A parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe proporcionou aos sergipanos e turistas a oportunidade de apreciarem atrações musicais nacionais e do estado, levando uma variedade de sons e ritmos, indo do samba ao rap, passando pelo reggae e MPB, às areias do litoral aracajuano.
 
A iniciativa de fomentar o turismo por meio da realização de eventos traz frutos econômicos e culturais. É o que diz a turista Lucimar Machado, de Brasília. Ela é aposentada e está viajando pelo Nordeste junto com a amiga, Eulete Fernanda. "Chegamos hoje e fomos informadas desse evento. Observamos que está bem organizado e policiado. Esse tipo de festa é bom para a cidade, porque movimenta a economia, e também para o turista, que dispõe de mais opções de lazer”, salientou Lucimar. Assim como ela, Eulete Fernanda elogiou a iniciativa, chamando a atenção especialmente para o Camarote da Acessibilidade para pessoas com deficiência. “Isso demonstra preocupação social", disse.

O artista sergipano Lucas Campelo chegou cedo para prestigiar os artistas do estado e nacionais que se apresentaram na primeira noite do evento. "Acho uma festa como essa importante para o turismo do estado, pois gera emprego e renda para os sergipanos, mas especialmente oportuniza a gratuidade às pessoas que não têm acesso aos grandes artistas nacionais", destacou, ao reforçar que o público também prestigia os artistas locais. "É fundamental para o público reconhecer e se identificar com a arte local. É função do governo fomentar a autoestima do povo sergipano através da sua arte", complementou.

O produtor musical Kelvin Farias acredita que festivais como o Projeto Verão movimentam a cidade e, além de promoverem o prestígio aos artistas locais, facilitam o acesso da população à cultura e ao lazer. "O Projeto Verão está maravilhoso, bonito e tranquilo", afirmou.

A assistente social Luísa Santana elogiou a iniciativa da prefeitura e do governo em fazerem uma festa tão grande e bonita na praia. "É um espaço democrático, que permite o acesso de todos para assistir ao artista de sua preferência sem precisar pagar. Os governos trazerem esses artistas é uma iniciativa muito louvável", considerou. Ela também destacou o cuidado dos organizadores do evento em levar o camarote da acessibilidade para mais perto do palco. 

Há três meses morando em Aracaju, a aposentada Neuza Rodrigues disse que está encantada com toda a estrutura da festa, especialmente por ser um local de fácil acesso a todos. "A festa está linda, colorida, organizada e segura", elogiou.

Renda extra
Quem também comemora a chegada do Projeto Verão são os vendedores ambulantes. É o caso de Aroldo Vieira Santos, que vive da comercialização de bebidas em festas. Segundo ele, iniciativas como essa movimentam a economia, beneficiando desde os pequenos ambulantes até os grandes bares e restaurantes. “Sobrevivo desses eventos, e o Verão Sergipe é um dos melhores. Conseguimos vender muito bem”, comemora. 

Quem também faz uma renda extra no Projeto Verão é Raílda Helena da Cruz. Ela é aposentada e consegue melhorar a renda familiar vendendo nas festas da cidade. "O meu filho também me ajuda e, assim, conseguimos melhorar a nossa vida. Complemento a minha aposentadoria com essas festas, e essa é uma das melhores da cidade", assegura. 

Proprietária de duas barracas de drinks, Ingrid Acácia dos Santos atua em festas e eventos que ocorrem no estado. Ela contou que, para o Projeto Verão, precisou contratar mais três pessoas para ajudá-la durante os três dias de festa. "A família toda está envolvida e, quanto mais festa, melhor para todos", acentuou.

Mas não são somente os vendedores ambulantes que comemoram. A empresária Maria Rosenilde dos Santos, proprietária de um dos bares mais antigos da orla da Atalaia, disse que uma festa como o Projeto Verão movimenta toda a cadeia produtiva do turismo. "Todos ganham, desde vendedor ambulante, passando pelos supermercados, açougues, feirantes, peixeiros, bares, restaurantes, hotéis. Nós aumentamos nossas vendas e precisamos abastecer nosso estabelecimento, então todos ganham, além de gerarmos emprego. Uma festa dessa magnitude gera emprego e renda para os sergipanos e para o estado", concluiu.

Projeto Verão 2024
Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui a programação completa.