Projeto Verão 2024: Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe garantem segurança à festa

Defesa Social e Cidadania
02/03/2024 00h40

Com planejamento e integração, forças de segurança da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado atuam de maneira estratégica e garantem tranquilidade ao público que prestigia as atrações do Projeto Verão 2024, nesta sexta-feira, 1º. A operação envolve, além do aparato técnico e operacional das corporações, também o emprego de tecnologia.

Estão envolvidos no esquema de segurança a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Defesa Civil, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Secretaria da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc). Para apoio às ações de segurança, foram contratados ainda, 216 seguranças desarmados, sendo empregados 72 por dia, assim como 240 bombeiros civis, sendo 80 por dia.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que todas as medidas foram cuidadosamente planejadas, considerando o grande público previsto para o evento. “Atuamos com ações preventivas e ostensivas, para proporcionar segurança e tranquilidade ao público. A Guarda Municipal trabalha no evento com 250 guardiões, no patrulhamento realizado na área dos shows musicais, motopatrulhamento, canil, base móvel de videomonitoramento, drone, reforço da segurança nos terminais de integração e diversos outros equipamentos”, indicou.

O monitoramento da festa é reforçado com a utilização de câmeras que possuem tecnologia de reconhecimento facial, assim como drones. “O evento conta com uma Central de Monitoramento, onde ficam representantes dos órgãos envolvidos da segurança para acompanhamento em tempo real, o que otimiza o trabalho e proporciona maior assertividade às ações”, frisou o secretário.

O nutricionista, Arthur Leite, prestigia o evento pelo segundo ano consecutivo e revela que se sente seguro no espaço e também nos acessos à festa. “Eu gosto  bastante da festa, pois é bastante segura e tranquila. A gente vê policiamento. Essa é uma coisa com a qual não nos preocupamos. É um ambiente muito tranquilo. A gente se sente seguro”, salientou.

A esteticista Catarina Cardoso também revela a sua percepção de segurança em relação ao primeiro dia de programação no Projeto Verão.“Muito seguro. Muito policiamento, passando a todo instante entre as pessoas, postos com policiais. Muito seguro mesmo”, avalia.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.