Projeto Verão 2024: Arena Esportiva incentiva modalidades esportivas e agrada público presente

Agência Aracaju de Notícias
02/03/2024 16h02

O Projeto Verão 2024 tem se consolidado como uma edição histórica. Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o evento reúne atividades esportivas, culturais e musicais, incentivando a prática esportiva, promovendo saúde e lazer. Neste sábado, 2, as atividades esportivas foram iniciadas às 6h e seguiram até às 17h. No domingo, as atividades iniciam às 7h30 e também acontecem até às 17h.

Para a realização das atividades, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) tem o apoio das federações das modalidades participantes, a fim de estruturar as disputas de forma alinhada às normas de cada esporte. Durante toda programação, serão desenvolvidas competições e aulões de nove modalidades de esportes: beach handball, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, capoeira, futevôlei, patinação, skate, surf e vôlei de praia. Além disso, o projeto Estrelas Mar realiza o banho de mar assistido para pessoas com deficiência.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, destaca a importância da Arena Esportiva e fala sobre como a realização dessas atividades enriquecem o Projeto Verão, tornando o evento mais atrativo, gerando entretenimento e incentivando a prática esportiva. “O Projeto Verão tem sido lindo e organizado. Tem tudo a ver com esporte e entretenimento da melhor qualidade. Todas as atividades realizadas aqui foram pensadas e planejadas com muito carinho, como o projeto Estrelas do Mar, que é um exemplo de inclusão; o campeonato de surf, que divulga e incentiva a prática do esporte; a patinação e outras atividades. Esperamos que todos possam curtir e aproveitar bastante esse espaço de lazer aberto para o público de todas as idades”, completa Sérgio.

O presidente da Federação Sergipana de Árbitros de Handball, Washington Gusmão, diz que o Projeto Verão é um evento maravilhoso, que permite que as associações desenvolvam suas atividades, ganhem visibilidade e ampliem ainda mais seu público. "A cada ano que passa, a estrutura do Projeto Verão melhora. Do ano passado para cá, nós aumentamos em 40% o número de equipes do Beach Handeboll. Nós temos uma visibilidade incrível durante a realização do evento e os atletas são premiados com isso. Muitos deles participam durante anos de outras competições, mas nunca tem uma oportunidade de estar num evento como este. Ter um espaço como esse é muito importante para dar visibilidade à modalidade”, destaca Gusmão.

O presidente da Federação Sergipana de Surf (FSS), Leonardo Campos, explica que a segunda etapa do Campeonato Sergipano de Surf está acontecendo no Projeto Verão, o qual possui diversas categorias com duas baterias, onde os quatro melhores atletas são classificados para a etapa seguinte. Ele também conta que este ano o campeonato atingiu um número significativo de participantes.  

“Nós temos cinco etapas no campeonato e, no final do ano, o atleta que somar mais pontos se tornará o campeão estadual. Temos em torno de 200 atletas competindo, desde os oito aos 70 anos, e isso tem sido muito positivo, porque nós vemos o quanto a Prefeitura de Aracaju tem investido em um esporte que acontece ao longo de todo ano e que no verão é intensificado”, detalha Leonardo.

Quem estava visitando o evento e assistindo as competições esportivas foi a paulista Cláudia Minervino. Ela conta que mora em Aracaju há dois anos e sempre faz questão de presenciar a realização do evento. "É o segundo ano que participo do Projeto Verão. Eu gosto muito dessa motivação, dos esportes, do clima, de tudo que tem aqui, isso me atrai. Eu acompanhei ano passado, soube da programação deste ano e fiz questão de estar presente. O evento é importante, principalmente para motivar, cada vez mais, os jovens, os adultos, os idosos, trazendo bem-estar e saúde para população", afirma.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação .

Confira a programação da Arena Esportiva no domingo, 3:
 
Beach Wrestling:

7h30 às 8h30 - Pesagem
9h às 14h - Competição
 
Futevôlei:
8h às 14h - Competição
14h às 17h - Aberto ao público

Surf:

8h às 10h - Competição
10h às 11h - Aulão público 
11h às 17h - Competição
 
Vôlei de Praia: 
8h às 9h - Aberto ao público
9h às 15h - Competição

Skate:

8h às 11h - Competição e aulão ao público
 
Beach Soccer:
9h às 17h - Competição feminina
 
Beach Handball:
9h às 17h - Competição

Beach Tennis:
9h às 17h - Competição
 
Patinação:
14h às 17h - Apresentação e aulão ao público