Projeto Verão 2024: riqueza de ritmos e expressões artísticas animam Arena Multicultural

Agência Aracaju de Notícias
02/03/2024 20h00

Idealizada para amplificar as várias linguagens da cultura sergipana, a Arena Multicultural, montada no espaço criativo do Projeto Verão 2024 - festa realizada pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado - deu continuidade a sua programação neste sábado, 2, com oficina de danças, Duelo de MC’s, apresentação musical, grafite e discotecagem, em mais de doze horas de funcionamento, atraindo a presença de centenas de aracajuanos e visitantes ao longo do dia.

O cronograma de atividades teve início pela manhã, com a oficina de forró e lambada, facilitadas pelo professor Adriano Marques. “Na realidade, é uma parceria, trazer os oficineiros da Valdice Teles para perto do público, para que as pessoas possam conhecer melhor os nossos ritmos. Trouxemos o mais sergipano, o forró, e também um mais tropical, que é a lambada. A adesão foi maravilhosa, muita gente participando das atividades do Projeto Verão, até porque a dança é vida, renova as energias e faz a gente perceber o quanto podemos mais”, explica.
A professora de inglês Iasmim Brito, 22 anos, foi uma das participantes e ressalta o quanto ter mais essa opção de lazer e entretenimento é positivo. “Eu e meu amigos viemos sempre à praia nos dias de sábado e quando a gente viu a programação ficamos bem felizes, porque traz mais opções do que fazer. É interessante essa promoção de cultura”, diz.

Para além do palco montado para as apresentações, a Arena passou a contar, a partir deste sábado, com uma intervenção gráfica promovida pela iniciativa Colora, que estabeleceu uma mostra de Live Painting: pintura de painéis de grafite ao vivo sendo executado em grandes estruturas de madeira durante toda a programação do evento, com temáticas relacionadas ao verão e à sergipanidade.

“É muito importante ter esse fomento das artes visuais através do grafite, a partir da inclusão do projeto Colora no Projeto Verão. É bacana o público em geral poder ver e apreciar a arte, a cultura de oito artistas talentosos”, afirma o grafiteiro Diego Caruso, um dos artistas participantes.

Durante à tarde, o espaço foi contagiado com a energia e criatividade de 16 Mcs, que realizaram um duelo para saber quem era o melhor no freestyle. O vencedor foi o rapper da Barra dos Coqueiros, J Beethoven.

“Consegui ganhar nesta edição, graças a Deus, após três participações. É fruto de muito trabalho, estudo e esforço. Vim diretamente da Barra dos Coqueiros para cá e estou muito feliz. É muito importante ter esse tipo de espaço e realizar esses eventos”, conta.

Logo após a batalha de rimas, e para não deixar o entusiasmo diminuir, subiu ao palco os artistas da produtora de rap Santa Cena, no momento Pôr do Som.

Para finalizar o dia da melhor maneira possível, já pela noite, o projeto DiscoteCAJU, uma Mostra de Djs locais, tomou conta do espaço, contribuindo com sets de músicas para as pessoas dançarem e refletirem, como aponta o Rassouds, um dos participantes.

“É muito prazeroso ter um tenda recebendo vários djs, de vários estilos diferentes, música subversiva, de mensagem, hip-hop, reggae, além disso poder fazer sets juntos fazendo os sons ecoarem é muito bom”.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.