Projeto Verão 2024: ambulantes compartilham histórias de conquistas e superação

Serviços Urbanos
02/03/2024 21h35

Além da alegria e descontração, o Projeto Verão 2024 é também marcado por histórias desafiadoras de vendedores ambulantes. Esse ano, eles foram contemplados com 176 pontos fixos de comercialização, por meio das ações direcionadas à categoria pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O evento, que acontece em parceria com o Governo do Estado, se concentra na praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, e desperta o estímulo à cadeia produtiva local, impactando positivamente a vida de homens e mulheres através das conquistas, fruto do trabalho realizado durante os três dias do evento. Dentre os comerciantes sorteados está Paulo Cesar Ferreira Passos, 61 anos, morador do bairro Santos Dumont, que se considera um camaleão no mundo das vendas.

O início da jornada foi em sua cidade natal, Cumbe, no interior sergipano, quando ainda era jovem e decidiu dar os primeiros passos para conquistar seus bens. "Migrei de um trabalho fixo para a venda de pães, logo depois vendi alimentos e iniciei novamente com a venda de espetinhos, onde comercializo no meu bairro e em todas as festas da capital. Confesso que uma das minhas maiores conquistas é que minhas filhas estão criadas e ambas atuando, uma na confeitaria e a outra na gráfica. Mas, o melhor é que, mesmo diante de tantas mudanças, hoje temos um espaço bem localizado, onde é possível trabalhar com tranquilidade nesse grande evento que é o Projeto Verão”, disse, satisfeito, Paulo Cesar.

Entre garrafas e latinhas de bebidas e água, Dona Katia Batista, 53 anos, instalou seu isopor para comercializar no segundo dia do Projeto Verão. Moradora do bairro Inácio Barbosa há mais de 10 anos, ela conta que enfrentou os desafios da busca por emprego, e com o comércio ambulante encontrou forças para continuar e ter uma renda fixa no seu lar. "Como mãe solo, hoje meus filhos são minhas bênçãos. Já vivi muitas experiências nos últimos eventos realizados pela Prefeitura e consegui tirar uma boa renda. Trabalho de forma tranquila e organizada", destacou.

Para Anderson Viana, 43 anos, comerciante de drinks há 20 anos, que se mantém atualizado sobre as datas festivas da capital, disse que conseguiu, com essa atividade, a conquista de sua casa própria. O trabalho é feito com a ajuda da esposa Adriely Santos e sua filha Tarssia Santos Viana, que dá aquela leveza nas vendas. "O dinheiro desta vez tem destino certo e está focado no suporte nas vendas com a aquisição de um carro. Ter um automóvel é mais um dos meus sonhos e com ele consigo transportar as mercadorias com um custo menor. Estou ansioso para mais um dia”,  comentou.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, reiterou a relevância do evento  como complemento à economia local. "É mais uma parceria de sucesso, onde a Emsurb atua na fiscalização e ordenamento do comércio nos mais diversos segmentos com a capacidade de gerar renda e transformar a vida desses homens e mulheres. É gratificante participar de uma gestão que muda a vida das pessoas, e esse é um dos principais propósitos, também, da Emsurb”, ressaltou.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.