Projeto Verão 2024: programação diversa e valorização da cultura local fecham evento na Arena Criativa

Agência Aracaju de Notícias
03/03/2024 19h04

O terceiro e último dia de programação na Arena Criativa, dentro do Projeto Verão, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado, seguiu, neste domingo, 3, com a promoção da diversidade de expressões artísticas e valorização da cultura local, a partir de oficina de danças urbanas, batalha de Break, cortejo de tambores e outras apresentações de bandas da capital, assim como discotecagem. 


O público que passou pelo local já pôde testemunhar o clima de celebração e alegria pela manhã, através da oficina e mostra de danças urbanas, que fizeram todo mundo soltar o corpo. “A importância de incluir as danças urbanas nesse evento é fomentar e desenvolver a cultura, assim como valorizar os artistas locais. Passaram por aqui grupos de vários estilos e aconteceu também uma roda aberta ao público, para quem gosta de curtir, soltar o seu corpo e entender um pouquinho do que é dança urbana de maneira geral”, explica o professor de danças urbanas, Victor Pinto.

A aracajuana Vera Martins, que decidiu curtir um domingo de praia com as amigas, decidiu também conferir de perto a movimentação e amou o que viu. “Eu gostei muito dessa iniciativa, estava passando, ouvi a música e decidi dar uma passadinha com as minhas amigas. Eu espero que o evento se repita cada vez mais, porque é muito importante para os jovens e pessoas de todas as idades, para promover cultura e alegria”, afirma. 

Ainda no contexto de balançar o esqueleto, a programação contou também com uma batalha de break, com participação de grupos buscando definir quem apresentava os movimentos mais espetaculares. Simultaneamente às apresentações no palco da Arena Multicultural, os artistas visuais, que fazem parte da intervenção gráfica promovida pela iniciativa Colora, deram continuidade às pinturas de grafite ao vivo, com painéis sendo executados em grandes estruturas de madeira, com temáticas relacionadas ao verão e à sergipanidade.

Da mesma maneira, na Tenda Games, as finais dos campeonatos de jogos eletrônicos, CS Go, EFOOTBALL Mobile, e EAFC 24 definiram os grandes vencedores dentro do E-Serigy Summer. “Esse ano a gente conseguiu ser destaque no Nordeste, com participação de muitos atletas de fora de Sergipe, alguns referência no cenário, o que foi possível porque o campeonato acontece dentro do Projeto Verão. Então, o impacto é forte na comunidade e aumenta a nossa visibilidade de maneira muito importante”, ressalta o presidente da Federação do Estado de Sergipe do Esporte Eletrônico (Feseee), Danilo Tavares. 
 
A parte da tarde contou ainda um cortejo de tambores, com os grupos aracajuanos Batalá e Descidão dos Quilombolas, em uma celebração especial da cultura negra e de axé, com execução de músicas nos ritmos afoxé, ijexá e maracatu. “O Descidão é um projeto que enfatiza o samba-reggae do estado. Com isso, trabalhamos a cultura no contexto geral, desde a bateria mirim até a adulta, com mais de 45 componentes. Para a gente, um projeto como esse é de grande importância para manter nossas tradições vivas e fazer com que a semente esteja sempre ali sendo cuidada para inspirar futuramente outras gerações”, defende o mestre Wagner Dias, do Descidão do Quilombolas.

A estrutura foi tomada então, pelas apresentações do “Pôr do Som”, que trouxe as apresentações das bandas Tchapas e Ela Sambô. Ao final, já à noite, a mostra de DJs, DiscoteCAJU, fechou o evento na Arena Criativa da melhor maneira possível com Afromusa e Dj Gabineguin. 

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação.