Projeto Verão 2024: última noite foi marcada por mistura de ritmos e energia do público

Agência Aracaju de Notícias
04/03/2024 01h40

Depois de duas noites de muita música boa e shows inesquecíveis, o último dia de programação do Projeto Verão 2024 manteve a energia e finalizou o festival com chave de ouro neste domingo, 3. Os aracajuanos e turistas curtiram o encerramento da maior festa da estação com muita diversidade musical, com os shows de Sandyalê, Jorge Aragão, Pretinho da Serrinha, além da banda de rock Paralamas do Sucesso e a tão aguardada Baianasystem. O evento é uma realização da Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe.

Quem abriu a noite memorável foi a filha da terra, Sandyalê. Cantora e compositora sergipana, dona do hit ‘A Fila’, a artista agitou o público com muita autenticidade e ritmo. Com um espetáculo carregado de expressão, Sandyalê trouxe todas as fases de sua carreira, inclusive seu último EP. O show foi repleto de homenagens, e a artista cantou músicas para Aracaju, que aniversaria no próximo dia 17 de março, além de trazer um pouco do ritmo do forró, e também honrou a memória da artista sergipana Bruna Brandão, que faleceu no ano passado.
 
Para a cantora, estar no palco do Projeto Verão é a realização de um sonho. “Estou muito feliz de estar aqui no Projeto Verão. Estava muito nervosa no início porque é uma responsabilidade abrir os shows de hoje, mas quero agradecer demais o convite ao governo do Estado e à Prefeitura.  É uma honra e um sonho estar aqui hoje trazendo meu show. Eu vinha todos os anos quando ainda não era cantora e falava ‘um dia eu vou cantar nesse palco’, e hoje eu estou tocando no palco principal do show, então, imagina como está meu coração, não está cabendo de felicidade”, celebrou Sandyalê.

O Projeto Verão cumpre o objetivo principal de dar visibilidade e valorização aos artistas sergipanos. Sandyalê já morou fora do estado diversas vezes, mas sempre volta para Aracaju, que é onde se sente bem e consegue criar sua arte. “Isso é muito importante, valorizar e trazer os artistas daqui para estarem com artistas nacionais, porque muita gente passa a nos conhecer através desses grandes shows, que engloba um grande grupo, então espero que muita gente tenha me conhecido hoje”, disse.

Logo em seguida, um dos maiores e mais respeitados sambistas do Brasil entregou um verdadeiro espetáculo. O poeta do samba Jorge Aragão fez história nas areias da Orla da Atalaia com músicas que são parte do legado cultural do país. O cantor relatou que a energia da plateia do Projeto Verão o fez sentir-se tocando com a família na varanda de casa.

“Eu literalmente me senti em casa. Não estava cantando, não estava fazendo show, nada disso, parecia que estava ensaiando, me senti muito à vontade. Eu vou cantar meus sambas antigos, e eu sei o tempo de cada música, então é uma alegria cantar um samba feito há 50 anos, e ver a turma toda cantando junto. Só papai do céu pode explicar isso, me tirou do covid-19, me tirou do linfoma. Papai do céu tem me dado guerras e ele mesmo me dá armas para lutar contra essas coisas todas, e talvez vocês possam imaginar o que está se passando na minha cabeça chegar aqui e ver um povo como esse, uma sinergia junto comigo”, disse Jorge.

O sambista ainda curtiu o som de Pretinho da Serrinha, que foi a atração que deu sequência nos shows da noite. O produtor, cantor e compositor carioca nunca tinha feito espetáculo na capital, e conta que sua estreia não poderia ter sido melhor, na companhia do amigo Jorge Aragão, e com a animação do público, que cantou todas as músicas do início ao fim.

“Eu estou muito feliz. O show foi muito além do que eu esperava, fiquei muito surpreso com a interação do público. Demorei um tempo para entender o que estava acontecendo e pensar 'caraca!' às vezes pensava 'eu tô no Rio? Não, to em Aracaju mesmo’. O festival está de parabéns, a estrutura tudo certo, som direito, palco direito. Tava como tem que ser, a música tem que ser assim, o samba às vezes a gente dá um jeitinho, e vai daquele jeito mesmo, mas hoje estava do jeito que o samba merece”, disse.
 
Quando o show entrou na agenda de Pretinho, ele estava de férias, no entanto, erevela que fez questão de incluir Aracaju, mesmo em meio à folga, e relata que ficou encantado com a diversidade do festival e do visual que a Orla da Atalaia proporciona entre uma música e outra.

“A diversidade musical do Projeto Verão é muito importante. Uma hora no palco tem samba, aí vem pop, rock, passa para Paralamas e depois BaianaSystem. Esse é um festival bem eclético, acho que é isso que faz a energia do pessoal lá de baixo. Tem festival que já toquei que você sente que ali é seu público, e aqui eu não senti isso. Aqui eu senti que o público é de todo mundo, foi uma emoção muito forte. Eu comecei a cantar Reza, que é uma música minha com Vinicius Feijão e Nego Álvaro. É uma música sobre o mar, sobre Iemanjá, e eu não consegui, eu começava a cantar, olhava para o mar, engasgava, virava pra cá, fechava os olhos, e a voz não saía de emoção. Uma hora virei pra trás e pedi pro pessoal da banda cantar porque a energia estava muito forte e eu não conseguia cantar”, relatou Pretinho da Serrinha com emoção.

Os fenômenos dos anos 80, os eternos Paralamas do Sucesso deram seguimento às atrações da terceira noite do Projeto Verão. O trio Hebert Viana, Bi Ribeiro e João Barone transcendem gerações. Eles já tinham se apresentado em Aracaju e agora retornam para mais um show histórico na capital. O baterista da banda, João Barone, elogiou a diversidade musical do Projeto Verão 2024. Ele conta que vem de uma série de shows pelo Nordeste, e “passar por Aracaju sempre é uma alegria, é a certeza de que a noite vai ser uma festa”. O público cantou todos os maiores sucessos dos roqueiros e ainda pediu ‘bis’.

“A expectativa é a melhor possível. A gente chegou e viu que o astral estava lá no alto com Pretinho dando o recado dele. É muito legal essa diversidade, tem samba, vai ter rock com os Paralamas, vai ter BaianaSystem também com sua música moderníssima, então a gente está muito animado para subir lá, vai ser muito bonita a festa. Hoje o repertório vai ser completo, a gente vai fazer o nosso show inteiro com todas as músicas, com músicas clássicas, então certamente vai ser um show muito especial”, relatou João Barone, antes de subir ao palco.

Para fechar a noite com muita agitação, a banda Baianasystem entregou um show que, com certeza, ficará na memória do público. O grupo, que tem como característica a mistura de ritmos, encerrou com maestria o festival. Beto Barretz, integrante da banda, diz que ficou contente em voltar para Aracaju. Para ele, o diferencial do Projeto Verão é ser um festival aberto, em que o público se conecta com a música enquanto está à beira mar. “Espero que não demore para a gente voltar. Estou esperando que a gente possa fazer uma celebração juntos, e o fato de ser um show aberto, no estilo de uma pipoca, é isso, é o navio pirata que sai ali sem corda. Isso faz uma conexão com a cidade ainda maior”, falou.

Para o vocalista da banda, Russo Passapusso, o Baianasystem tem conexão forte com Sergipe, já que eles têm música com a banda de rock do estado, The Baggios, e hoje fizeram parceria com a cantora aracajuana Anne Carol. A mistura entre Salvador e Aracaju não podia ter dado mais certo. O resultado foi um espetáculo que agitou todo mundo.

“Eu venho direto porque minha mãe mora aqui, então eu sou meio Bahia, Feira de Santana, Aracaju A gente conheceu a Anne Carol, que é uma artista incrível; a gente é fã do The Baggios. Uma das particularidades da música brasileira que eu mais admiro é essa colcha de retalhos que faz a gente se cobrir com cultura, com uma motivação só. Estamos muito felizes de tocar aqui, a relação do calor humano com o calor da terra  e do lugar, faz a gente entrar cheio de expectativa”,  

Anne Carol, artista convidada no show do Baianasystem, falou da emoção de poder subir novamente nos palcos do Projeto Verão e representar a sua terra. “A galera está esperando muito e a energia do Baianasystem é surreal, que toca qualquer pessoa, que atravessa qualquer pessoa. Estou muito feliz, realizando esse sonho com essa galera massa, de tocar com o Baiana. É realmente um grande sonho realizado e a gente vai trazer essa surpresa para a galera de Aracaju com muito amor e carinho”, contou.