Aracaju 169 anos: Prefeitura e Governo alinham esquema de segurança para as comemorações

Defesa Social e Cidadania
06/03/2024 17h00

Com o anúncio da programação para as comemorações do aniversário da capital, a Prefeitura de Aracaju intensifica os preparativos para receber grande público nos dias 16 e 17 na praça de eventos Hilton Lopes, localizada entre os Mercados Centrais. No local onde ocorrerão as apresentações musicais com artistas sergipanos e nacionais, um esquema de segurança será operacionalizado pelos órgãos municipais e estaduais que atuam de maneira integrada para garantir a tranquilidade da festa.

O detalhamento desse trabalho foi debatido em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 6, na sede da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Estiveram reunidos, além do secretário da pasta, o tenente-coronel Silvio Prado, representantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Defesa Civil de Aracaju, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), com o Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe).

De acordo com o secretário Silvio Prado, a reunião teve como objetivo alinhar os trabalhos, para que seja proporcionada segurança com a mesma qualidade já constatada nos eventos anteriores. "Todos os órgãos estão empenhados em fornecer segurança para as comemorações do aniversário da cidade, com aparato de segurança reforçado, para que o público aproveite a festa com tranquilidade", destacou.

O comandante-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, ressalta que a tecnologia de reconhecimento facial será reforçada no evento. "A Guarda Municipal atuará na área interna do evento, onde trabalharão 250 guardiões, distribuídos de forma estratégica nos elevados e patrulhas. Também haverá apoio da base móvel de videomonitoramento, além de toda a tecnologia já empregada no Projeto Verão, com a identificação facial, a ser reforçada junto com as demais forças de segurança do estado", detalhou.

Representando a Polícia Militar de Sergipe (PMSE), o major Manuel Gomes, comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia, destaca a atuação integrada e o policiamento periférico. "A Polícia Militar se sente lisonjeada, por estar contribuindo com mais essa integração. Vamos entrar com grande efetivo, principalmente trabalhando no policiamento periférico, no entorno do evento, trabalhando com foco no combate à criminalidade e, também, no Terminal do Mercado", indicou.

A Polícia Civil irá montar uma delegacia plantonista na área dos mercados, como explica a delegada Nalile Bispo, "A unidade será preparada para atender as ocorrências que venham a ser registradas na festa e imediações. A Polícia Civil também trabalhará de maneira integrada com os demais órgãos em relação ao monitoramento por câmeras e reconhecimento facial", frisou.

A chefe operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Maria Souza, reitera que as equipes do CBMSE estão aptas a colaborar. "Estaremos cooperando, através das nossas equipes, que vão garantir a segurança contra incêndio e pânico e o atendimento pré-hospitalar", pontuou.

O agente de Polícia Penal do Departamento do Sistema Prisional, Janary Pereira Sobral, indica que as equipes da Sejuc, mais uma vez, irão se somar aos trabalhos. "Estaremos no evento para auxiliar principalmente em relação ao monitoramento eletrônico, para trabalhar no reforço da segurança e apoio para que o trabalho seja exitoso como nos demais eventos", salientou.

Segurança estrutural
Todos os protocolos necessários à realização de montagem de estruturas vêm sendo adotados, com o recolhimento das documentações pertinentes e verificação da qualidade dos materiais empregados nos palcos, camarotes e demais componentes da festa.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, enfatiza que há acompanhamento durante todo o processo de montagem das estruturas. "O objetivo é que o evento ocorra com a maior tranquilidade possível. Há monitoramento, também, das condições climáticas, para a adoção das medidas que sejam necessárias ao reforço da segurança estrutural, de maneira que essas estruturas possam resistir à incidência de rajadas de ventos e chuva", considerou.