Prefeitura presta apoio técnico e logístico em combate a incêndio em estabelecimento comercial

Agência Aracaju de Notícias
07/03/2024 12h10

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Civil e da Cidadania (Semdec), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), prestou apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) no atendimento a uma ocorrência de incêndio registrada na noite desta quarta-feira, 6, que afetou um estabelecimento comercial situado na avenida Tancredo Neves.

As equipes municipais disponibilizaram caminhões-pipa para abastecer as viaturas de combate às chamas, e forneceram imagens aéreas da área afetada, obtidas a partir do drone da Defesa Civil. A avaliação estrutural da edificação será realizada nesta quinta-feira, 7.

“Iremos continuar a avaliação de risco de forma mais criteriosa na edificação do incêndio, nas demais estruturas que estão lá e nos imóveis circunvizinhos. Como à noite é mais difícil fazer essa avaliação completa por conta da luz, vamos realizar esse serviço com mais propriedade agora pelo dia”, declarou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

O secretário Silvio Prado pontuou ainda que, após a perícia formal, será entregue o selo de interdição para o proprietário do imóvel, para que possa eliminar áreas de risco ainda existentes, como risco de desabamento do telhado, de muro e paredes. Dessa forma, a operação resulta em menos danos causados para o proprietário e para a população.

“Para que o imóvel volte a ser desinterditado e volte a funcionar normalmente, o proprietário terá que seguir todos os requerimentos realizados pela perícia. Não existe um tempo determinado para esse tipo de situação, depende de como o proprietário irá conduzir as demandas após a vistoria completa”, ressaltou.

A Prefeitura de Aracaju prestou também apoio logístico com o serviço de intervenção no trânsito realizado pela SMTT, de modo a garantir a mobilidade durante a operação. Além disso, a Emsurb se juntou ao trabalho enviando três caminhões-pipa de 15 mil litros, totalizando 80 mil litros de água para o combate ao incêndio na edificação. A gestão municipal também forneceu o apoio técnico da Defesa Civil para as avaliações de riscos no local do incêndio e nas áreas vizinhas afetadas.

Conforme explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, o trabalho integrado ocorre no intuito de garantir respostas rápidas para as situações adversas. “Quando há ocorrências, geralmente a primeira a ser acionada é a Defesa Civil, que logo na sequência nos comunica para o envio de equipes que realizam diferentes frentes de serviços. Neste incêndio, por exemplo, auxiliamos nos procedimentos em apoio ao Corpo de Bombeiros. Para isso, encaminhamos quatro caminhões-pipa contendo 80 mil litros de água, para o suporte de reabastecimento das viaturas que estavam no combate às chamas”, informou o presidente.

Ele reitera que nessa ação, em parceria, foram utilizados veículos que fazem parte da frota destinada aos serviços de irrigação nas áreas públicas da cidade, cujo cumprimento do cronograma não sofreu alteração nesta quinta-feira, 7. Os trabalhos continuam na avaliação de risco do imóvel.