Um ano de funcionamento: Emef João Oliva Alves celebra primeiro ano com programação especial

Educação
07/03/2024 14h40

Com bastante emoção e energia, a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) João Oliva Alves, localizada no bairro 17 de Março, celebrou um ano de funcionamento nesta quinta-feira, 7, e promoveu uma programação especial alusiva à data. Na primeira parte da manhã, a unidade de ensino reuniu os alunos no pátio e realizou apresentações, murais e homenagens ao seu patrono, à diretora, Elayne Mary, e à toda comunidade escolar.

O momento celebrativo contou com a presença do secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, da consultora extraordinária para assuntos governamentais, Maria Antonia de Arimateia, e dos filhos do jornalista João Oliva, que têm participação ativa nos eventos escolares do local. Durante a programação, a Emef realizou a culminância de atividades trabalhadas em sala de aula, entrevistas, roda de capoeira e a demonstração de imagens com seus melhores momentos de 2023, o que causou êxtase e comoção em muitos.

Para o secretário Ricardo Abreu, “este é um dia de muita festa e alegria para a cidade de Aracaju, quando é celebrado o aniversário de um ano da primeira escola de tempo integral de ensino fundamental”. Ele evidencia o trabalho de cada um dos agentes que fazem a escola acontecer e ressalta que a unidade de ensino é, hoje, a escola mais moderna e com maior quantidade de recursos tecnológicos da capital.

"Professores, equipe gestora, administrativo, merendeiras, motoristas, alunos e famílias, parabenizo a todos pelo empenho e que o exemplo da Emef João Oliva possa ser seguido. Esta escola tem um projeto inovador, com o objetivo de mudar vidas e onde as crianças que aqui estudam são cuidadas em todas as esferas. Atendendo uma das comunidades mais vulneráveis da nossa cidade e fazendo com que os filhos de tantas famílias tenham potencial de crescimento, para o desenvolvimento pessoal e da cidadania", afirma Ricardo Abreu.

Emocionada, a diretora da escola, Elainy Mary, conta que esse sistema integral trabalhado pela Emef proporciona às crianças experiências e oportunidades diferenciadas de aprendizado. Ela diz que, neste dia de celebração, o sentimento é de alívio e de conquista, já que foi o primeiro ano de funcionamento da unidade de ensino, e deseja, ainda, que o modelo se estenda a outros bairros da rede, para que mais crianças, de tantas famílias, segundo a gestora, possam ser, cada vez mais, cuidados e instruídos.

"Hoje estamos comemorando um ano de muitas conquistas, realizações e desafios. Por esta escola ser a primeira da rede a funcionar em tempo integral, tudo foi um aprendizado. Vemos resultados e o impacto que isto gerou nas famílias: as crianças estão aqui o dia todo e as mães podem trabalhar mais tranquilas, três refeições são servidas ao longo do dia, professores acompanham os alunos pela manhã, atendendo as disciplinas da Base Nacional Comum [BNCC], pela tarde; e os macrocampos, com atividade esportivas e lúdicas", explana a diretora escolar.

Para marcar a data, a escola também lançou o jornal escolar "Boletim Oliva", com informativos, matérias e interações relacionadas aos principais projetos e eventos da unidade de ensino durante este primeiro ano. Coordenadora pedagógica da Emef, Elaine Ramos pontua que a equipe pensou bastante em como iria comemorar este dia especial, já que a Emef é pioneira no modelo de ensino integral em Aracaju. Segundo ela, além do folhetim, as crianças trabalharam, em sala de aula, o que é um texto jornalístico, quem é o patrono da escola e mais detalhes da vida de João Oliva.

"Fomos testando várias opções e trabalhando-as, principalmente, nas atividades do macrocampo, e vendo o que mais funcionava. Lançamos nosso primeiro jornal, com muita ajuda dos professores e a união de todos, o que fez bastante diferença. Escolhemos as pautas, construímos o projetos e fiz o editorial para que fossem lançados os melhores projetos de 2023. A ideia agora é que ele seja lançado anualmente. Sinto-me muito grata, as parcerias aqui são muito boas e quero estudar, melhorar, cada vez mais, para continuar contribuindo para o sucesso desta escola", evidencia.

Sempre presentes na rotina escolar e nos eventos da Emef, os filhos de João Oliva participaram do evento interagindo com os estudantes e contando mais detalhes da vida do patrono e da relação deles com o comunicador, rememorando histórias e fatos marcantes. Com entusiasmo e na mesma profissão do pai, Mércia Oliva afirma que este momento significa muito para ela e sua família, já que o jornalista amava as artes, as letras e sempre foi curioso.

"É um momento ímpar. Estamos muito lisonjeados e emocionados por tudo. Além disso, agradecemos e parabenizamos toda a equipe da escola por tanto empenho. É um trabalho grandioso e, com certeza, como filhos de João Oliva, só temos a agradecer por perpetuarem o nome do meu pai em uma escola como esta. Nossa participação ativa aqui é justamente para honrar o nome dele, e por isso sentimos muita alegria em participar e contribuir", declara Mércia Oliva.