Tancredo Neves: população comemora o avanço da obra e já desfruta das mudanças na via

Agência Aracaju de Notícias
07/03/2024 15h24

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), trabalha intensamente na reestruturação da avenida Tancredo Neves. A obra, realizada nas três faixas da via, foca na revitalização do asfalto, com a colocação de novo pavimento, para que o trânsito flua melhor nos dois sentidos da pista. A população celebra a ação da gestão municipal, que irá proporcionar mais qualidade de vida e mobilidade para a cidade.

A gestão municipal estruturou, através da Emurb, um plano para modificar essa realidade e dar cara nova para uma das mais importantes avenidas da capital. Para a obra, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 26.673.726,92 em recursos próprios, uma contrapartida ao financiamento realizado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que garantiu R$ 500 milhões em recursos para a realização de 23 obras estruturantes e de mobilidade urbana para a capital sergipana, no âmbito do programa Aracaju Cidade do Futuro.

Para o estudante de direito, Wesley Almeida, avaliar que a obra chegou no momento certo e com o planejamento adequado dos órgãos municipais responsáveis. Segundo ele, a pista causava bastante engarrafamento no dia a dia, por causa dos buracos, um cenário que já começou a ser modificado, devido aos avanços na reestruturação da avenida. “A gente tinha uma certa dificuldade em relação aos buracos, tinha muito problema em relação ao congestionamento por causa da condição da pista, então acabava atrapalhando mais. Mas, graças a essa reforma, espero que o resultado seja diferente do que era antes. Foi colocado no momento certo, acredito que nada é feito de uma hora para outra, tudo foi bem planejado, espero que tenha um bom resultado”, comentou.

A obra, que teve início na primeira semana de fevereiro deste ano, segue sendo executada em ritmo de trabalho acelerado. As equipes atuam, inclusive, no período da noite e nos finais de semana e, com isso, a população já consegue visualizar os resultados positivos e usufruir da avenida Tancredo Neves sem os problemas de antes.

O servente de obras, Tiago Santos, que vem de Nossa Senhora do Socorro para a capital todos dias, e sempre passa pela via de moto, no trajeto até o trabalho, conta que já teve problemas no veículo, devido aos buracos. “Uso a via todos os dias para trabalhar, a obra ficou muito boa. Antes estava ruim, cheio de buraco na estrada. Para quem passa de moto, estava complicado. A minha mesmo já amassou porque eu passei em um buraco”, relatou.

Com 15 km de extensão em seus dois sentidos, a avenida Tancredo Neves recebe, em seu processo de reestruturação, o trabalho de recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, melhoria de passeios e ciclovias, nova sinalização viária e implantação de acessibilidade.

Morador do bairro Jabotiana, o servidor público Álvaro Nascimento, também transita pela avenida todos os dias e acredita que a reforma é muito positiva para a comunidade, pois diminui os transtornos no trânsito. “A expectativa é que melhore. Inicialmente causa algum transtorno para a sociedade de maneira geral, porém o fruto dessa obra vai ter um retorno positivo para a cidade. Utilizo diariamente, e eu lembro que a avenida Tancredo Neves possuía alguns desgastes na pista, como ondulações e buracos que, de maneira ou de outra, atrapalhava a locomoção tanto dos motoristas que utilizam veículos quanto para o transporte público”, ressaltou.