Escola Tech: Semed realiza formações continuadas para professores da rede de ensino

Educação
07/03/2024 16h49

Com a Prefeitura de Aracaju equipando tecnologicamente 100% das escolas municipais através do programa “Escola Tech”, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza formação sobre os novos equipamentos para os professores da rede. Com um planejamento e cronograma amplo, o Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), setor responsável pelas capacitações, permanece formando e sanando dúvidas dos profissionais em relação a qualquer funcionalidade dos equipamentos durante todo o ano letivo.

O programa Escola Tech contempla os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com notebooks, além de disponibilizar displays interativos nas salas de aula. Portanto, com demandas que pedem uma maior atenção dos professores municipais, o Ceafe, desenvolve formações dentro das próprias unidades, permitindo maior participação e imersão nas habilidades ensinadas. De acordo com o diretor do Ceafe, Williams Santos, as capacitações já estão sendo realizadas com os professores dos anos iniciais e, a partir do dia 11, começam para os educadores dos anos finais.

“Como essa modalidade tem um horário diferenciado nas escolas, nós preferimos fazer a formação dos anos finais dentro das horas de estudo que competem à formação desse grupo de professores. Assim, dia 11 e 12, um pouco diferente daquilo que a gente tem feito nos anos anteriores, a partir de agora, as segundas-feiras são para as linguagens; terças-feiras para história e geografia;  quarta, matemática e ciências e quinta, educação física e ensino religioso. Mas, também tem uma agenda do formador que será dia de segunda e terça, que tratará sobre os displays interativos”, explica.  

Com relação aos notebooks, o plano de formação seguirá na mesma intensidade, durante todo o ano letivo, já que os equipamentos possuem ferramentas um pouco complexas. “O notebook tem o programa chamado BlueLab, que permite que os professores controlem aquilo que os estudantes estão vendo na tela dos seus respectivos computadores. Com isso, eles conseguem fazer a interação entre aquilo que ele faz na tela do display interativo digital com aquilo que o aluno faz na  tela do computador. Portanto, isso também demanda uma formação, e nós estamos finalizando o processo de cronograma dela”, informa o diretor.

Novos professores


Com a contratação recente dos profissionais da Educação por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da rede, formá-los sobre os processos e equipamentos utilizados nas escolas também é de extrema importância, já que se tratam de professores que ainda não estão familiarizados com toda a logística e tecnologia que cerceia o ensino público municipal de Aracaju.

“Eles chegam sem saber como a rede funciona, sem saber todas as demandas que nós temos. Então, embora nós tenhamos formações continuadas ao longo do ano todo, é importante que, na chegada deles, eles já sejam formados em relação ao nosso sistema. Um deles é o de gestão educacional, que é o Siged, que utilizamos para registro de faltas, frequência e o acompanhamento do que está sendo ministrado. Por isso, nós reunimos, na última semana, os recém professores para uma formação de display e da sala de recurso multifuncional. Ou seja, é um momento que a gente recebe, acolhe e permite que eles vão para sala de aula com o mínimo de informação, já que ao longo do ano letivo nós vamos continuar oferecendo novas formações para eles”, destaca Williams Santos.

Escola Tech

Com um investimento de R$75 milhões, por meio do programa Escola Tech, a Prefeitura de Aracaju distribui 25 mil notebooks para todos os alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com acesso a internet e com conteúdos educacionais instalados, os alunos podem levar o notebook para suas casas, se tornando um auxílio nos momentos de estudos e possibilitando que os familiares e responsáveis também tenham acesso aos serviços públicos do município.

Além da entrega dos notebooks, o programa inclui a instalação de 800 displays interativos nas unidades escolares, todos com telas de 75 polegadas, com tecnologia touch screen, incentivando e facilitando a interação dos alunos com as temáticas apresentadas pelos professores em sala de aula.